Pololikashvili vai candidatar-se à reeleição como Secretário-Geral do Turismo da ONU para o mandato 2026-2029
Pololikashvili está a receber apoio de diferentes países “graças ao seu trabalho desde 2018”, sublinha a sua comitiva.
O georgiano Zurab Pololikashvili, atual secretário-geral da ONU Turismo, cuja sede mundial é em Madrid, vai candidatar-se à reeleição para um novo mandato para o período 2026-2029, segundo fontes próximas confirmaram à Servimedia.
“Ele quer continuar, pretende candidatar-se, com o apoio de diferentes países, e está a conseguir isso graças ao trabalho de todo o seu mandato”, confirmaram a esta agência pessoas próximas de Zurab Pololikashvili. Destacam o seu conhecimento, com dois mandatos à frente do Secretariado Geral do Turismo da ONU, e a capacidade do georgiano de reunir apoios, como na última eleição, quando obteve 87 votos.
O Conselho Executivo do Turismo da ONU para eleger os candidatos realizar-se-á entre 28 e 30 de maio de 2025. O Conselho Executivo recomendará então à Assembleia Geral a pessoa que assumirá o Secretariado-Geral em novembro de 2025, na Arábia Saudita. O novo mandato decorrerá de 2026 a 2029.
Pololikashvili viu em primeira mão a recuperação do turismo após a covid-19. Este ano, foi alcançada uma taxa de recuperação de 95%, comparando os níveis atuais com os de 2019, o ano com o maior número de turistas da história. Esta recuperação do setor do turismo foi ajudada pela abertura da China, um dos maiores mercados turísticos do mundo.
Pololikashvili confirmou a decisão de anunciar a sua candidatura depois de regressar de uma viagem a Pequim (China), onde participou no Fórum Económico Mundial do Turismo (GTEF 2024), e manteve várias reuniões com altos responsáveis mundiais, como o ministro chinês do Turismo e da Cultura, o que vem juntar-se à intensa agenda de trabalho e de reuniões dos últimos meses, com o objetivo de conquistar o apoio de diferentes países do mundo.
Pololikashvili é secretário-geral do Turismo da ONU desde 2018 e quer agora candidatar-se à reeleição para tentar implementar medidas favoráveis ao desenvolvimento sustentável, impulsionar novas áreas de desenvolvimento e promover o turismo num “momento desafiante”, segundo a sua comitiva.
“O nosso setor dá-lhes a oportunidade de ganhar a vida. E de ganhar não só um salário, mas também dignidade e igualdade. Os empregos no setor do turismo também capacitam as pessoas e dão-lhes a oportunidade de encontrarem o seu lugar nas suas próprias sociedades, muitas vezes pela primeira vez”, afirma.
Zurab Pololiskashvili é Secretário-Geral da ONU Turismo desde janeiro de 2018. Anteriormente, ocupou vários cargos superiores nos setores público e privado. Depois de se formar em banca, adquiriu uma vasta experiência no setor privado, ocupando uma posição proeminente num dos maiores bancos da Geórgia e como diretor executivo da principal equipa de futebol do país, o FC Dinamo Tbilisi.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pololikashvili vai candidatar-se à reeleição como Secretário-Geral do Turismo da ONU para o mandato 2026-2029
{{ noCommentsLabel }}