Estes depósitos (ainda) rendem mais do que os Certificados de Aforro

Os novos depósitos a prazo já rendem, em média, menos do que os Certificados de Aforro. Mas ainda há mais de duas dezenas de opções que batem a taxa dos títulos de dívida do Estado.

Os bancos continuam a cortar a fundo na remuneração dos depósitos a prazo. Em outubro, a taxa de juro média caiu para 2,39%. Isto significa que os Certificados de Aforro voltaram a ser mais atrativos para as famílias, dado que a taxa base destes produtos para novas subscrições é de 2,5%. Porém, ainda há mais de duas dezenas de depósitos que pagam acima dos títulos de dívida da República.

Com a descida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu, os depósitos bancários estão a perder o brilho rapidamente. Os últimos dados do Banco de Portugal mostram que a taxa de juro das novas aplicações com prazo acordado está em queda há dez meses e que a taxa média das novas operações caiu em outubro para 2,39%.

Comparando a remuneração dos depósitos a prazo com os Certificados de Aforro, que é o produto de poupança mais próximo, deixou de compensar colocar o dinheiro a render no banco. No entanto, ainda há na oferta bancária mais de duas dezenas de depósitos que pagam mais, segundo a pesquisa realizada pelo ECO junto dos bancos.

Em média, estes depósitos a três meses que superam os Certificados de Aforro pagam uma taxa de 3%, ficando assim acima da inflação que em novembro se fixou nos 2,5%. Mas importa também ter em conta a tributação de 28% sobre os juros gerados.

Banca continua a cortar juros dos depósitos

Fonte: Banco de Portugal

Boas-vindas e Natal suportam juros

A consulta realizada pelo ECO ao mercado evidencia que os bancos continuam a oferecer as condições mais atrativas nos depósitos de boas-vindas, destinados a novos clientes, privilegiando os canais online, nomeadamente o homebanking e app.

Esses são os que pagam mais: vemos isso no Banco Big com o Super Depósito a 3 meses, e no Banco Português de Gestão (BPG) com o BPG Start, que oferecem atualmente uma taxa anual nominal bruta (TANB) de 4%. Banco Best e Openbank oferecem 3,5% e 3,4% em depósitos de boas-vindas, respetivamente. Mas a grande maioria oferece 3% ou menos neste tipo de depósitos.

Com o aproximar da quadra natalícia, alguns bancos apresentam uma oferta especial para celebrar a ocasião, casos do Activobank com o Depósito Flash Natal a um mês, e do Banco Carregosa com o DP Banco Carregosa Natal, ambos com TANB de 3%. O Depósito Especial Natal 3 Meses da Caixa rende 2,6% em termos anuais.

Queda da Euribor também vai pressionar remuneração dos certificados

Os dados do Banco de Portugal revelam que os bancos nacionais são dos mais contidos no que toca a remunerar os depositantes. Na Zona Euro, a média dos depósitos a prazo situou-se nos 2,73%, com Portugal a observar a sexta taxa mais baixa, superando apenas Chipre, Grécia, Eslovénia, Croácia e Espanha.

Se a descida das Euribor está a pressionar os juros dos depósitos nacionais desde o início do ano, tudo aponta para que o mesmo efeito atinja os Certificados de Aforro no próximo ano — que em outubro, e quase um ano depois, voltaram a captar poupanças líquidas junto das famílias.

A taxa base dos Certificados (revista a cada três meses) é calculada com base na média da Euribor a 3 meses dos últimos dez dias de cada mês, com um limite máximo nos 2,5%. Na passada sexta-feira, a taxa a três meses baixou para 2,868%, conferindo assim uma taxa base de 2,5% aos Certificados de Aforro. No entanto, a rota descendente das Euribor dos últimos meses e as perspetivas dos mercados deixam antever que em 2025 baixará daquela fasquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes depósitos (ainda) rendem mais do que os Certificados de Aforro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião