A DomusVi dá voz às famílias com a criação do Conselho de Família nas suas residências
A DomusVi criou o Conselho de Família nas suas residências, com o objetivo de envolver as famílias na gestão quotidiana do centro e melhorar a vida das pessoas de quem cuida.
Inicialmente, o projeto foi lançado em 104 residências DomusVi em diferentes partes de Espanha, que já dispõem deste órgão consultivo de co-construção, que pode apresentar propostas de melhoria em questões relacionadas com o bem-estar dos residentes e o funcionamento do centro.
José María Pena, CEO da DomusVi, explicou que “este projeto foi criado com base no nosso espírito pioneiro e no nosso desejo de envolver as famílias na gestão diária das residências; queremos trabalhar para o bem-estar dos idosos através do diálogo e da escuta ativa”.
Em cada lar, o Conselho das Famílias é composto por cinco representantes por cada 100 pessoas assistidas, escolhidos por sorteio de entre todas as candidaturas apresentadas; um membro suplementar por cada 30 pessoas assistidas, escolhido por sorteio de entre todas as candidaturas apresentadas; e um presidente, escolhido de entre os membros do Conselho e o diretor do lar.
Reúnem-se três vezes por ano para discutir pontos de melhoria em questões como atividades, serviços, manutenção, promoção da vida ativa ou vida quotidiana em geral. Os membros da família podem ser familiares acreditados ou tutores de um residente permanente. Os membros são selecionados por sorteio de entre todas as candidaturas apresentadas e o seu mandato tem a duração de 24 meses.
Pertencer ao Conselho de Família significa também assumir os compromissos de liberdade de expressão e escuta ativa, independência e imparcialidade, confidencialidade, empenho e disponibilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A DomusVi dá voz às famílias com a criação do Conselho de Família nas suas residências
{{ noCommentsLabel }}