O Racing Club Ferrol associa-se à Escoita para tornar “A Malata” um local mais acessível

  • Servimedia
  • 11 Dezembro 2024

O clube lançou este serviço de áudio-descrição para os deficientes visuais contra o Real Oviedo.

A Malata é agora um espaço mais inclusivo e amigável para as pessoas com deficiência visual, graças à implementação de um serviço de áudio-descrição que permitirá a este grupo desfrutar dos jogos da LALIGA Hypermotion que o Racing Club Ferrol joga em casa de uma forma mais imersiva.

O serviço é desenvolvido através da aplicação móvel Escoita, uma tecnologia totalmente galega, desenvolvida pela empresa Armis Group, que ajuda a eliminar barreiras e permite a acessibilidade total neste tipo de eventos desportivos para pessoas com problemas de visão.

A aplicação permite tanto a quem assiste ao evento como a qualquer outro ouvinte, de qualquer parte do mundo, desfrutar da descrição áudio detalhada e descritiva do jogo no seu próprio dispositivo móvel. O narrador está diretamente ligado às pessoas cegas, pelo que a latência é inferior a 300 milissegundos, permitindo aos utilizadores acompanhar o evento quase em tempo real. A narração é isenta de publicidade e de outros entretenimentos, pelo que se concentra na descrição do espetáculo desportivo.

Desde que se apresentou ao Racing Club Ferrol a oportunidade de se associar ao projeto, o clube comprometeu-se a pôr à sua disposição todos os meios técnicos e humanos para tornar efetivo o serviço, que sabemos que melhorará significativamente a experiência de vários dos nossos sócios, assim como de todas as pessoas com deficiência visual que se deslocam a A Malata.

Um jovem assinante de oito anos, Álvaro Otero, apoiado pela sua família e com a colaboração de Jesús Suárez, CEO da Escoita, liderou a aterragem da aplicação n’A Malata. No domingo, ambos puderam sentar-se juntos nas bancadas de A Malata para desfrutar de uma das suas grandes paixões, o futebol. Fizeram-no graças à voz de Xavi Collazo, a outra parte da sua equação, que através da sua voz dará forma à narração dos jogos da LALIGa Hypermotion no nosso estádio.

“Antes, ouvia a rádio normal, mas havia tantas ligações com outros campos que não sabia o que se estava a passar”, explicou Álvaro durante o jogo, para quem o novo sistema é ‘muito melhor’. “Agradeço ao Racing e ao Jesús por terem tornado isto possível”, disse Otero, que conheceu a aplicação há alguns meses, quando se deslocou ao estádio Teresa Herrera a convite da Fundação ONCE.

Esta experiência e o entusiasmo que gerou levaram a sua mãe a contactar Jesús Suárez, diretor-geral da Escoita, para lhe agradecer o desenvolvimento desta tecnologia. Desde então, os dois estabeleceram uma amizade no âmbito da qual surgiu a ideia de trazer o projeto para A Malata.

“Para nós, o Álvaro representa, em primeiro lugar, toda uma jovem geração de Racinguistas que vive com fervor a paixão por este clube e que nos faz olhar para o futuro com esperança. Mas, mais do que isso, as dificuldades que o Álvaro enfrenta todos os dias sem desanimar para desfrutar do futebol e do Racing, tanto como futebolista como adepto, estão em linha com todos os valores que este clube quer defender e transmitir. É por isso que entendemos desde o primeiro momento que tínhamos de fazer tudo o que fosse possível para tornar esta exigência uma realidade”, afirmou o clube.

“Estou orgulhoso de que duas equipas galegas como o Racing Club Ferrol e o Real Club Deportivo sejam pioneiras na acessibilidade”, disse Jesús Suárez ao intervalo, muito satisfeito com a execução técnica do serviço. “Graças ao Racing, hoje, A Malata é um dos estádios mais acessíveis do mundo para pessoas com deficiência visual”, salientou. ”Eu não escolhi ser cego, é algo que me aconteceu, como poderia acontecer a qualquer um de nós aqui. Este projeto nasceu de uma necessidade e acredito que a sociedade e as instituições têm a possibilidade e a responsabilidade de tornar este tipo de evento mais inclusivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Racing Club Ferrol associa-se à Escoita para tornar “A Malata” um local mais acessível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião