Ministra espera preços da energia “mais baixos” em 2025
A ministra do Ambiente e Energia acrescentou que, apesar de a ERSE definir o limite "para a subida dos preços", que deverá fixar-se nos 2,1%, "há toda uma parte do acesso às redes que vai baixar".
A ministra da Energia disse esta segunda-feira que tem a expectativa de que os preços da energia “sejam mais baixos” no próximo ano, apesar de a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) poder vir a anunciar um aumento de 2,1%. “No geral […], o que eu espero é que os preços sejam mais baixos no próximo ano do que foram este ano”, disse Maria da Graça Carvalho, à margem de uma reunião ministerial, em Bruxelas.
A ministra do Ambiente e Energia acrescentou que, apesar de a ERSE definir o limite “para a subida dos preços”, que deverá fixar-se nos 2,1%, “há toda uma parte do acesso às redes que vai baixar”, consoante a tensão. Em alguns casos, acrescentou a ministra, essa descida pode ser de “cerca de 9%”.
A ministra recordou que “a baixa do IVA” da energia foi aprovada pela Assembleia da República. O regulador da energia anuncia esta segunda a decisão final sobre as tarifas de eletricidade a vigorar a partir de 1 de janeiro, após parecer do Conselho Tarifário à proposta de aumento de 2,1% para as famílias no mercado regulado.
A ERSE apresentou, em 15 de outubro, uma proposta de aumento no preço da eletricidade, que se traduz num acréscimo entre 0,65 e 1,63 euros na fatura mensal das famílias em mercado regulado, sem contabilizar as taxas e impostos. Já com taxas e impostos, a fatura mensal apresentará reduções entre 0,82 e 0,88 euros no início do próximo ano, devido à alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA.
A ERSE toma a decisão final sobre as tarifas de eletricidade até 15 de dezembro, após parecer do Conselho Tarifário, que calhou este ano a um domingo, pelo que, segundo disse fonte do regulador à Lusa, a publicação foi adiada para esta segunda. A informação é disponibilizada no site da ERSE e em nota enviada às redações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra espera preços da energia “mais baixos” em 2025
{{ noCommentsLabel }}