Carris quer ter 24 linhas de bairro a funcionar em 2019

  • Lusa
  • 11 Julho 2017

As novas linhas de bairro vão circular entre as 7h00 e as 22h00, com intervalos médios de 30 minutos nos dias úteis e de uma hora aos fins de semana e feriados.

A Carris lançou esta terça-feira, em Lisboa, as duas primeiras linhas do projeto Rede de Bairros, que visa permitir deslocações quotidianas. O presidente da rodoviária estima que haja 24 carreiras em funcionamento em 2019, em vez das 21 previstas inicialmente.

“Há um projeto para servir toda a cidade com as linhas de bairro e as linhas de bairro estão a ser, obviamente, desenhadas numa parceria muito sólida com as equipas das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal de Lisboa, que é quem tem uma visão integrada da mobilidade na cidade, e à medida que vamos reunindo identificam-se mais ou menos necessidades”, disse Tiago Farias, em declarações à agência Lusa.

O presidente do conselho de administração da Carris, que falava na biblioteca municipal de Marvila, freguesia onde foram lançadas as carreiras “Vale Formoso / Bairro dos Alfinetes” (31B) e “Amendoeira (Metro) / circulação Bela Vista” (32B), acrescentou que “o 21 é um número de referência”, mas o projeto deverá “chegar às 24” linhas de bairro.

“Há Juntas de Freguesia que vão necessitar de mais, que foi o caso de Marvila, e há outras que se calhar não necessitam porque podem fazer linhas conjuntas”, precisou Tiago Farias.

De acordo com o responsável, a rede deverá estar completa em 2019. Contudo, aquando da aprovação em reunião camarária da criação das primeiras quatro linhas, em junho passado, o prazo apontado era final de 2018.

Além das novas linhas de Marvila, que ficam operacionais a partir desta terça-feira, estarão em funcionamento este mês as carreiras com as denominações “Centro Comercial Olivais / circulação Encarnação” e “Alto Chapeleiro / Lumiar”, nas freguesias dos Olivais e Santa Clara, respetivamente.

Vão circular entre as 7h00 e as 22h00, com intervalos médios de 30 minutos nos dias úteis e de uma hora aos fins de semana e feriados. São aceites todos os títulos de transporte válidos para a rede. Existirá, contudo, um passe especial com um custo mensal de 10 euros, mas que não dá para usar noutras redes da Carris.

"A Carris está a ser reequipada em termos tecnológicos e em termos de meios humanos para poder, em 2018, continuar com uma segunda fase.”

Tiago Farias

Presidente do Conselho de Administração da Carris

“A Carris está a ser reequipada em termos tecnológicos e em termos de meios humanos para poder, em 2018, continuar com uma segunda fase” do lançamento de novas carreiras, referiu Tiago Farias.

O presidente da empresa disse ainda à Lusa que a Carris tem vindo “todos os meses a contratar motoristas e guarda-freios” e vincou que a restante rede não será prejudicada devido ao surgimento destas linhas de bairro por também se prever a aquisição de autocarros. Atualmente, está a decorrer um concurso para aquisição de 165 novos veículos a gás natural ou elétricos.

Intervindo na sessão de lançamento, o presidente do município de Lisboa, Fernando Medina (PS), vincou que há 17 anos que a Carris não abria uma nova linha própria. “Para termos a noção do que são 17 anos, há 17 anos era Presidente da República Jorge Sampaio, não havia YouTube, não havia ‘Facebook’, não havia canais de notícias e os bilhetes da Carris eram pagos em escudos”, notou.

A Câmara de Lisboa assumiu em fevereiro passado a gestão da Carris e pretende, até 2019, investir 80 milhões de euros na rodoviária.

Fernando Medina adiantou que, nos primeiros quatro meses desta gestão, foram registadas mais 470 mil viagens de utilizadores com 65 ou mais anos, que passaram a ter desconto nos passes. Por seu lado, verificaram-se mais 100 mil viagens de crianças até 12 anos, que passaram a poder circular gratuitamente na Carris.

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