Clubes da LALIGA exploram formas de melhorar a experiência dos adeptos nos estádios em dia de jogo

  • Servimedia
  • 20 Dezembro 2024

Os estádios da LALIGA oferecem aos adeptos, em dias de jogo, desde “fanzones” com música, menus gastronómicos extensos ou visitas guiadas em realidade virtual.

Os clubes da LALIGA partilharam as suas experiências e conhecimentos na Alemanha, numa visita organizada pelo Gabinete de Clubes com o Borussia Mönchengladbach, Bayern Leverkusen, Borussia Dortmund, Schalke 04, FC Köln, FC Köln e FC Köln.

Os clubes da LALIGA realizaram uma segunda viagem de trabalho internacional, após o sucesso do ano passado em Londres, ao Vale do Ruhr, na Alemanha, para criar sinergias com algumas das principais equipas da Bundesliga em termos de exploração comercial das infra-estruturas em dias de jogo.

A expedição visitou estádios emblemáticos como o Signal Iduna Park do Borussia Dortmund, um dos maiores da Europa, ou o BayArena do Bayer Leverkusen, equipa atualmente gerida pela lenda da LALIGA, Xabi Alonso.

Tanto os estádios espanhóis como os alemães dispõem de numerosas experiências que oferecem aos adeptos uma nova forma de viver o futebol. No caso do Valencia CF, foi lançada a Matchball Experience nos dias de jogo. Eduard Castell, Business Stadium Manager do Valencia CF, salienta que “esta é uma experiência única que consiste em os adeptos poderem receber a equipa junto ao balneário da casa, ver os cantos mais emblemáticos do Mestalla e poderem viver o jogo a partir da nossa SUPERBOX, um espaço que oferece uma experiência premium durante o jogo. Da mesma forma, com esta experiência, no pós-jogo, os adeptos podem despedir-se dos jogadores da zona mista e levar uma bola autografada pelos jogadores”.

A nível tecnológico, nos dias de jogo, o Valencia CF utiliza a tecnologia NFC desde a época passada, permitindo aos sócios e portadores de bilhetes de época acelerar a sua entrada no estádio. Esta medida inovadora está também a ser implementada pelo Girona FC. Aran Navarro, diretor comercial e de marketing do Girona FC, salienta que “a transformação digital chegou a todos os processos dos sócios e à aplicação do clube, onde têm o seu bilhete de época digital”.

Para além dos aspetos tecnológicos, o Girona FC também se concentra na criação de uma vasta gama de actividades pré-jogo para conseguir um maior envolvimento dos adeptos. “Duas horas antes de cada jogo, criamos uma fanzone, onde há um DJ e, por vezes, algumas bandas locais vêm tocar”, diz Navarro, que acrescenta que este tipo de ativação, que por vezes inclui provas de comida, ‘não existia antes e as pessoas vinham para o estádio apenas a tempo, mas nos últimos quatro anos temos vindo a fazê-lo todos os jogos e as pessoas habituaram-se e agora vêm com mais tempo’.

O clube catalão criou também duas áreas VIP anexas ao Montilivi, incluindo uma sala de chill out onde, entre outras coisas, um chefe de cozinha de um dos restaurantes mais conceituados da cidade prepara um menu com os melhores produtos locais, em colaboração com uma associação local. O objetivo “é dar uma qualidade extra à experiência de assistir a um jogo”, diz Navarro.

Na cidade de Nervión, o Sevilha CF quer oferecer aos seus adeptos uma experiência única quando visitam o Sánchez Pizjuán. Mariana García, diretora da Área Social e Bilheteira do Sevilha CF, salienta que este ano o clube lançou “cinco experiências de dia de jogo, com as quais os adeptos do Sevilha podem viver momentos únicos no próprio dia do jogo, como a chegada e aquecimento do autocarro, uma visita privada ao estádio, um Meet & Greet, uma fotografia no final do jogo no relvado do estádio e uma Experiência de Jogador”.

Este último encoraja os adeptos a virem algumas horas antes do jogo para descobrirem algumas das áreas mais desconhecidas do Sánchez Pizjuán, ou para acederem à zona mista após o jogo. Para além de todas estas experiências imersivas, o clube tem “cinco áreas de hospitalidade, com uma gama diferente de serviços e produtos, e 14 camarotes privados”, acrescenta García.

Outro dos clubes da LALIGA EA SPORTS que está a conceber um pré-jogo atrativo para os seus adeptos é o CA Osasuna. “O que estamos a trabalhar agora são todas as atividades que podemos oferecer antes dos jogos, como assistir à chegada dos jogadores ou mesmo ter um encontro com um jogador”, diz Iñigo Domeño, diretor de operações do CA Osasuna. No entanto, entre as opções já oferecidas pelo clube estão “visitas guiadas com óculos de realidade virtual onde se podem reviver momentos históricos do clube”, diz Domeño.

Os estádios LALIGA Hypermotion também não ficam para trás e os clubes também procuram reinventar a experiência do torcedor. Um dos clubes que se está a destacar neste aspeto é o Real Oviedo, que, tal como outros clubes da LALIGA, realiza uma visita guiada em dias de jogo no estádio Carlos Tartiere. “Esta visita inclui uma visita guiada ao museu, à sala de imprensa, à zona mista e ao balneário da equipa principal, bem como a visualização do aquecimento da equipa”, explica Estela Díaz, diretora de negócios e operações do Real Oviedo.

No entanto, os planos do clube de Oviedo não se ficam por aqui, uma vez que continua a trabalhar na modernização do estádio para oferecer ainda mais opções aos seus adeptos. “Estamos num período de mudança e evolução muito rápido, fizemos obras no estádio num tempo recorde de 50 dias. Todas as mudanças que conseguimos em tão curto espaço de tempo foram verdadeiramente espetaculares”, explica Díaz.

Por seu lado, o SD Eibar, um dos clubes mais carismáticos da competição devido à sua localização na cidade mais pequena de todas as que competem na LALIGA, tira o máximo partido do Ipurúa, apesar da sua pequena dimensão, e oferece uma experiência exclusiva nos dias de jogo.

“Temos serviços diferentes nos dias de jogo. Por um lado, temos seis camarotes de empresa, que vendemos durante toda a época, cada um composto por dez lugares, com um serviço muito personalizado para cada um deles. E também comercializamos duas experiências diferentes, uma na bancada principal e outra na bancada norte, que têm caraterísticas diferentes para viver os jogos”, salienta Andoni Aranzábal, diretor de desenvolvimento comercial do SD Eibar.

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