EDP vende participação em linha de transmissão no Brasil por 396 milhões de euros
Skyline Fundo de Investimento em Participações, fundo gerido pela Actis, foi o comprador dos 90% da EDP. Venda é justificada como parte integrante da sua estratégia de rotaçaõ de ativos.
A EDP vendeu a totalidade da participação que tinha na linha de transmissão no estado de Santa Catarina, no Brasil por 396 milhões de euros. A operação comunicada ao mercado esta segunda-feira foi feita pela EDP Brasil. O Skyline Fundo de Investimento em Participações, fundo gerido pela Actis, foi o comprador dos 90% que a EDP detinha. A venda é justificada pela elétrica como parte integrante da sua estratégia de rotação de ativos.
“A EDP, S.A. (EDP), através da sua subsidiária EDP – Energias do Brasil S.A. (EDP Brasil), celebrou um contrato de compra e venda com o Skyline Fundo de Investimento em Participações, fundo gerido pela Actis, para a venda da totalidade da sua participação (90%) na linha de transmissão EDP Transmissão Aliança SC (Lote 21), no estado de Santa Catarina, com uma extensão de 435 quilómetros e uma receita anual permitida de 256,7 milhões de reais”, ou seja, 40,41 milhões de euros, lê-se no comunicado publicado na CMVM.
“A contrapartida total da transação corresponde a um enterprise value estimado de 2,37 mil milhões de reais (396 milhões de euros, considerando uma taxa de câmbio de seis EUR/BRL)”, mas a operação ainda está “sujeita a condições suspensivas regulatórias e outras condições habituais para uma operação desta natureza, até à data de conclusão da transação”.
A elétrica liderada por Miguel Stilwell insere a venda “na estratégia de rotação de ativos para a atividade de transmissão no Brasil”, que foi definida no Plano de Negócios da EDP para o período 2023-2026.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vende participação em linha de transmissão no Brasil por 396 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}