A Fundación Jiménez Díaz reafirma a sua liderança como o melhor hospital de Espanha pelo nono ano consecutivo, de acordo com o Hospital Excellence Index 2024

  • Servimedia
  • 26 Dezembro 2024

Esta classificação, baseada numa avaliação exaustiva de parâmetros-chave, reflete o dinamismo dos cuidados de saúde espanhóis num contexto de desafios contínuos.

O Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada (ICGEA) publicou a nona edição do seu Índice de Excelência Hospitalar (IEH General 2024), consolidando a liderança da Fundación Jiménez Díaz como o melhor hospital de Espanha.

“A eleição da Fundación Jiménez Díaz como o melhor hospital de Espanha pelo nono ano consecutivo não é uma coincidência, mas sim o resultado de um modelo de gestão baseado na excelência, na inovação e nos cuidados centrados no paciente. A sua liderança baseia-se numa capacidade excecional de combinar tecnologia de ponta, processos altamente eficientes e um compromisso inabalável com a humanização dos cuidados de saúde sob uma gestão de excelência. Estes fatores, juntamente com os seus excelentes resultados em termos de tempos de espera, satisfação dos doentes e capacidade de atrair o talento de profissionais de saúde de elite, consolidam este centro como uma referência europeia incontestável”, afirma o Vice-Presidente Executivo do ICGEA, Jesús Sánchez Lambás.

O IEH Geral estabeleceu-se como uma medida de referência ano após ano, avaliando a excelência dos hospitais em Espanha, sem discriminar a propriedade dos centros analisados, refletindo o impacto de um sistema que combina múltiplos pontos fortes: desde o seu pessoal altamente qualificado, reconhecido por incluir alguns dos melhores médicos e especialistas da Europa, até aos investimentos significativos em infra-estruturas e tecnologia de ponta que impulsionam a inovação nos cuidados de saúde. Esta classificação destaca não só os elevados padrões científicos dos hospitais, mas também a transformação do modelo de cuidados aos doentes, com um enfoque crescente na humanização dos cuidados e na implementação de estratégias personalizadas que melhoram a experiência do utilizador.

“O IEH Geral 2024 demonstra mais uma vez a liderança indiscutível da Região de Madrid nos cuidados de saúde espanhóis e europeus, ocupando as três primeiras posições do top 10 nacional e quatro das cinco primeiras posições. A Região de Madrid não só se destaca pelo seu volume de hospitais de excelência, mas também pela sua capacidade de implementar modelos de cuidados inovadores que têm um impacto direto na experiência do doente”, acrescenta Sánchez Lambás.

O top 5 deste ano é constituído pela Fundação Jiménez Díaz (1º), o Hospital Universitário La Paz (2º) e o Hospital Gregorio Marañón (3º), que se mantêm na mesma posição que no ano passado, a que se juntam o Hospital Universitário Vall d’Hebrón (4º), que ganhou uma posição, e o Hospital Universitário Clínico San Carlos (5º), que subiu duas posições.

O top 10 é completado este ano pelo Hospital Clinic de Barcelona (6.º) – que desceu dois lugares -; o Centro Médico Teknon (7.º), que subiu dois lugares; o Hospital Universitari i Politècnic La Fe de Valencia (8.º), que se mantém na mesma posição; o Hospital Quirónsalud Barcelona (9.º) – que subiu um lugar – e o Hospital Quirónsalud Madrid (10.º), que volta a estar entre os melhores centros de saúde de Espanha.

Nesta edição, Madrid volta a ser a região com maior representação no top 10 dos melhores centros de saúde espanhóis, com cinco hospitais, seguindo-se a Catalunha, com quatro, e a Comunidade Valenciana, também representada, mais uma vez este ano, com um centro.

“Numa altura em que os sistemas de saúde em todo o mundo enfrentam pressões decorrentes da crescente procura de cuidados, da necessidade de integrar tecnologias disruptivas e do desafio de garantir a sustentabilidade, a Espanha continua a destacar-se como um exemplo de robustez e excelência. Os resultados do IEH 2024 mostram como os nossos hospitais, tanto públicos como privados, continuam a responder de forma resiliente e eficaz a estas exigências. É uma demonstração de que os cuidados de saúde espanhóis lideram a Europa, não só na qualidade dos cuidados, mas também na sustentabilidade, na investigação e na implementação de modelos de cuidados centrados no doente”, conclui Sánchez Lambás.

Mais informações em: https://www.institutocoordenadas.com/es/analisis/fundacion-jimenez-diaz-revalida-su-liderazgo-como-mejor-hospital-espana-por-9o-ano-consecutivo-segun-indice-excelencia-hospitalaria-2024_20317_102.html

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Fundación Jiménez Díaz reafirma a sua liderança como o melhor hospital de Espanha pelo nono ano consecutivo, de acordo com o Hospital Excellence Index 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião