“Hoje, 40% do custo total de um edifício são impostos e taxas”

Apesar de entraves como a elevada carga fiscal, José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, destaca o potencial do imobiliário de luxo em Portugal.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, foi o mais recente convidado do podcast E Se Corre Bem?, onde partilhou a sua visão sobre o setor imobiliário de luxo em Portugal, os desafios que enfrenta e a necessidade de uma mudança de mentalidade para promover o crescimento.

Para José Cardoso Botelho, o segmento do luxo em Portugal está ainda numa fase inicial, mas representa uma oportunidade única para o país. “Não há excesso de luxo porque, na verdade, não há nenhum. Ainda temos um caminho a percorrer nessa matéria”, afirmou, referindo casos de sucesso, como o da indústria do calçado, que ao longo dos anos conseguiu consolidar uma reputação internacional.

"O problema não é o preço das casas, mas sim o baixo poder de compra dos portugueses”

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties

Apesar do potencial, o CEO destacou os entraves que dificultam o desenvolvimento do setor, apontando a burocracia e a elevada carga fiscal como dois grandes obstáculos. “Hoje, 40% do custo total de um edifício são impostos e taxas. Não é só o IVA ou o imposto de selo, é todo um conjunto de pequenos encargos, desde certificados energéticos às compensações urbanísticas, que tornam muito difícil construir para os setores mais baixos.”

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, foi o 13º convidado do podcast E Se Corre Bem?

Para o empreendedor, a questão da habitação não se resolve com a redução de preços, mas com o aumento do poder de compra: “O problema não é o preço das casas, mas sim o baixo poder de compra dos portugueses”, diz.

A agilidade na gestão empresarial e a importância de decisões simples e claras são dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, de acordo com CEO. “Os bons negócios explicam-se com contas de merceeiro; quando precisamos de estudos muito sofisticados, é porque o negócio não presta”, explica.

O empresário também destacou a importância de aprender com os erros. “Fomos educados com o estigma de que falhar era um problema para a vida. É preciso aprender com os falhanços, tentar não repetir o mesmo erro e acertar mais vezes” conclui.

Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, que Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.

Se preferir, assista aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hoje, 40% do custo total de um edifício são impostos e taxas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião