Petróleo acima dos 80 dólares pela primeira vez desde outubro

  • Lusa e ECO
  • 15:18

A subida ocorre numa altura em que são anunciadas novas sanções dos Estados Unidos contra a "frota fantasma" russa.

O preço do barril de petróleo Brent, de referência na Europa, segue a disparar mais de 4%, tendo ultrapassado a barreira dos 80 dólares, o valor mais elevado em três meses. A impulsionar as cotações estão notícias sobre novas sanções norte-americanas que podem afetar as exportações petrolíferas da Rússia.

Às 14:20 (hora de Lisboa), o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em março subia 4,50% para 80,38 dólares. Desde 7 de outubro que o “ouro negro” não atingia esta marca. Já o barril de petróleo norte-americano West Texas Intermediate (WTI) para entrega em fevereiro valorizava 4,80% para 77,47 dólares.

Esta subida ocorre numa altura em que circulam informações sobre sanções dos Estados Unidos contra a “frota fantasma” russa, o poderá ter impacto nas exportações de petróleo da Rússia. A Reuters avança que os EUA vão impor umas das sanções mais duras de sempre às exportações de petróleo russas, incluindo 180 navios, dezenas de comerciantes e duas grandes empresas petrolíferas russas.

Numa reação a esta notícia, a Gazprom afirma estar preparada para vários cenários de sanções que possam surgir do lado dos Estados Unidos. A aplicação de novas sanções, num momento em que se antecipa um aumento da procura de crude devido ao tempo frio na Europa, deverá continuar a suportar os preços da matéria-prima.

“Antecipamos um aumento anual significativo na procura de petróleo mundial de 1,6 milhões de barris por dia no primeiro trimestre de 2025, sobretudo impulsionado pela procura para aquecimento”, escrevem os analistas do JPMorgan, numa nota citada pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo acima dos 80 dólares pela primeira vez desde outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião