Mutares duplica faturação, mas Efacec continua no vermelho

  • ECO
  • 11:09

Comissão parlamentar de inquérito à Efacec toma posse esta quarta-feira à tarde. Foi proposta pela Iniciativa Liberal para investigar o que se passou na nacionalização e na privatização da empresa.

As receitas da Efacec duplicaram em 2024 face aos 150 milhões gerados no ano anterior, com “mais de 80%” das vendas em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, países nórdicos e Estados Unidos”, avançou fonte oficial da empresa ao Jornal de Negócios. No entanto, a empresa continua no vermelho. O fundo alemão Mutares, que ficou com a empresa da Maia a 1 de novembro de 2023, só prevê “alcançar um EBITDA positivo em 2025”, devendo para isso “deixar para trás os projetos antigos deficitários”.

Embora não revele os números finais do primeiro exercício financeiro completo da Efacec sob a sua liderança, por estar ainda a fechar as contas, a Mutares reconhece que “o resultado em 2024 será certamente afetado por custos de transformação pontuais”, mas está “muito otimista”. Até porque redefiniram a estratégia e concentraram-se mais no core business (transformadores, aparelhagem, transportes, automação e mobilidade elétrica), adequando os custos às receitas, ou seja, reduziram “as despesas gerais excessivas” e melhoraram as margens.

Esta quarta-feira, tal como o ECO avançou, toma posse a comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão do Grupo Efacec, às 14h30. Uma comissão proposta pela Iniciativa Liberal para investigar o que se passou na nacionalização e privatização da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mutares duplica faturação, mas Efacec continua no vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião