Siderúrgica espanhola compra empresa de Pombal
A subsidiária espanhola do grupo brasileiro Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) notificou a Autoridade da Concorrência sobre a aquisição da GramPerfil, que fabrica perfis metálicos para construção.
A subsidiária espanhola do grupo brasileiro Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) notificou esta terça-feira a Autoridade da Concorrência (AdC) da aquisição do controlo exclusivo da empresa de Pombal CSN Steel, que se dedica à fabricação de perfis metálicos para construção civil.
O comprador tem sede em Espanha, apesar de pertencer ao gigante da siderurgia, cimentos e mineração CSN, que fabrica e comercializa aço e derivados tanto por atividade própria como através destas subsidiárias. Em Portugal, o grupo CSN está presente também na siderurgia através das empresas Lusosider – Aços Planos, Lusosider, Projetos Siderúrgicos e Lusosider Ibérica.
O grupo brasileiro tem tido uma estratégica de aquisições internas e além-fronteiras. Já no mês passado apresentou uma proposta de 742,5 milhões de reais (cerca de 118,8 milhões de euros) para comprar uma posição maioritária (70%) na conterrânea Estrela, um dos maiores operadores logísticos locais e dona da Tora Transportes.
O interesse na GramPerfil, fundada em 2005, deve-se à sua atividade de “produção, comercialização e transformação de perfis metálicos e acessórios, bem como na importação e exportação de perfis e acessórios para construção metálica e civil e residualmente na produção e comercialização de energia elétrica”.
A GramPerfil refere que, desde que foi criada, está focada não apenas em Portugal, mas também no mercado internacional, com maior incidência no mercado francês, do norte de África e países dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), de acordo com a síntese publicada online. De facto, os registos consultados pelo ECO mostram que exporta a maior parte (70%) da produção.
A fábrica de perfis metálicos para placa de gesso cartonado da GramPerfil, de onde partem esses materiais, tem uma área total de 31.000m2 e aproximadamente 12.500m2 de área coberta. O volume de negócios foi de cerca de 22,1 milhões de euros em 2023.
A AdC solicita o envio de observações sobre esta transação no prazo de 10 dias úteis, segundo a comunicação publicada esta tarde no site oficial da autoridade liderada por Nuno Cunha Rodrigues.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Siderúrgica espanhola compra empresa de Pombal
{{ noCommentsLabel }}