Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral do Turismo da ONU: “O turismo é um defensor silencioso da paz e da unidade”
Coincidindo com a abertura da Fitur 2025, a ONU Turismo deu início à celebração do seu 50º aniversário com um evento de alto nível em Madrid.
Presidida pelo Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili, a entidade destacou que o evento reafirmou o papel do turismo como um “motor de coesão, compreensão e paz num mundo marcado por divisões e conflitos”.
No seu discurso comemorativo, Pololikashvili sublinhou os desafios que o setor enfrenta, destacando a capacidade do turismo para promover o respeito mútuo e o diálogo. “O turismo é, em tempos de divisão, um defensor silencioso mas poderoso da unidade. Hoje, quando nos reunimos para celebrar, não podemos ignorar a realidade: 56 conflitos ativos assolam o mundo, o número mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, acreditamos que o turismo, quando floresce, traz estabilidade; oferece às comunidades uma participação na paz; mostra que o diálogo supera a discórdia e que as experiências partilhadas transcendem as fronteiras. O turismo é paz e a paz é turismo”, afirmou.
Durante o seu discurso, o Secretário-Geral refletiu sobre a capacidade do turismo para ultrapassar crises mundiais como os ataques de 11 de setembro, a pandemia de COVID-19 e a guerra na Ucrânia. “Ao longo dos anos, à medida que o turismo evoluiu, esta organização também evoluiu. Desde a União Internacional das Organizações Oficiais de Viagens até ao Turismo da ONU de hoje, temos respondido aos desafios do nosso tempo”, afirmou.
O evento destacou as realizações da ONU Turismo na criação de Gabinetes Regionais e Temáticos em regiões-chave como a Arábia Saudita e o Uzbequistão, bem como a sua aposta na aproximação entre o global e o local. Estes gabinetes foram criados durante os mandatos de Pololikashvili, que se candidata agora a um terceiro mandato, sublinhando o seu empenho na educação, na inovação e no investimento como pilares para garantir que o turismo continue a ser um motor de crescimento económico e de sustentabilidade.
“O nosso compromisso com a educação, a inovação e o investimento garante que o turismo continua a ser um veículo de capacitação e resiliência. Presto homenagem aos visionários que nos precederam, cuja visão transformou o turismo numa força global. Atualmente, enfrentamos um futuro de rápidos avanços tecnológicos e desafios imprevisíveis. Juntos, com os Estados-Membros, estamos a construir um setor inclusivo, sustentável e virado para o futuro”, concluiu Pololikashvili.
FITUR
O 50.º aniversário da ONU Turismo coincide com a 45.ª edição da Fitur, a feira internacional de turismo mais importante do setor. Durante o evento, Pololikashvili destacou a importância da Fitur no desenvolvimento do turismo mundial. “Nascida apenas cinco anos antes da ONU Turismo, a FITUR cresceu connosco, exemplificando o espírito de colaboração que define o nosso setor”, afirmou.
Nesta edição, o Brasil é o país parceiro convidado, com a presença em Madrid do seu Ministro do Turismo, Celso Sabino. Para além disso, o Brasil assume a presidência do Conselho Executivo do Turismo da ONU para 2025. Pololikashvili agradeceu ao Brasil a sua “liderança e colaboração”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral do Turismo da ONU: “O turismo é um defensor silencioso da paz e da unidade”
{{ noCommentsLabel }}