O Secretário-Geral das Nações Unidas para o Turismo apresenta em Marraquexe o guia de investimento para Marrocos, que está a consolidar a sua posição como o destino mais visitado de África

  • Servimedia
  • 29 Janeiro 2025

Zurab Pololikashvili, está empenhado em reforçar a sua parceria com Marrocos, um aliado “fundamental” na sua missão de promover a inovação em África e aumentar o investimento no setor do turismo.

Em visita oficial ao país norte-africano, Pololikashvili congratulou-se com as “conquistas” de Marrocos em termos de crescimento do turismo, fazendo do setor um pilar da diversificação económica e do crescimento sustentável. De acordo com os últimos dados compilados pelos técnicos de turismo da ONU, Marrocos recebeu 17,4 milhões de turistas internacionais em 2024, um aumento de 20% em relação a 2023, o que o torna o país mais visitado de África.

A Ministra do Turismo, do Artesanato e da Economia Social e Solidária, Fatim-Zahra Ammor, partilhou os dados oficiais e destacou as perspetivas para os próximos anos, com Marrocos a co-organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030 e a 35ª edição da Taça das Nações Africanas (AFCON-2025).

Nos últimos cinco anos, Marrocos registou uma média anual de 3,5 mil milhões de dólares de investimento direto estrangeiro em todos os setores. De 2014 a 2023, 2,2 mil milhões de dólares foram atribuídos ao setor do turismo. Os investimentos no setor do turismo ascenderam a 2,6 mil milhões de dólares entre 2015 e 2024.

Para apoiar o crescimento do turismo, a ONU Turismo lançou oficialmente em Rabat o seu guia “Tourism Doing Business – Investing in Morocco”. As orientações destacam as oportunidades no setor do turismo para investidores internacionais de todas as dimensões, bem como as tendências de investimento e as principais áreas de crescimento, incluindo o ecossistema de inovação no país do Norte de África.

INOVAÇÃO NO TURISMO

Em Rabat, a ONU Turismo recebeu líderes do setor público e privado ligados ao setor, incluindo a Agência Marroquina para o Desenvolvimento do Turismo (SMIT), empresários e proprietários de pequenas empresas, etc., com o objetivo de impulsionar a inovação no setor do turismo do país. Na sua intervenção sobre as tendências globais em matéria de tecnologia e inovação no turismo, a Diretora Executiva do Turismo da ONU, Natalia Bayona, destacou “a aceleração da transformação digital do setor”.

“O setor do turismo de Marrocos tornou-se um motor económico fundamental, contribuindo com 7,3% para o PIB até 2023.” Bayona comentou. “Com um notável aumento de 35% nas chegadas internacionais a partir de 2019 e 10,5 mil milhões de dólares em receitas turísticas, Marrocos está preparado para um crescimento contínuo. A estabilidade política do país e as suas políticas económicas estratégicas reforçam este sucesso.

Fatim-Zahra Ammor, Ministra do Turismo, do Artesanato e da Economia Social e Solidária, acrescentou que “a estabilidade política do Reino de Marrocos, a sua vantagem competitiva, a abertura da sua economia, a visão sobre a inovação e as suas políticas de investimento posicionam o país como um destino privilegiado para os investidores nacionais e internacionais”.

“O nosso compromisso persiste em continuar a implementar reformas estratégicas para desbloquear todo o potencial do investimento privado, facilitando assim o processo de negócios em Marrocos.” observou o Ministro.

No âmbito da visita, foi também assinado um acordo para a criação do Gabinete Regional de Turismo das Nações Unidas para África, reforçando o papel de Marrocos como parceiro fundamental no apoio ao crescimento do turismo em todo o continente.

STARTUPS

O Concurso Nacional de Startups de Turismo, uma iniciativa centrada na promoção da inovação no setor do turismo marroquino e apoiada pela Agência Marroquina para o Desenvolvimento do Turismo (SMIT), terminou com a participação de 137 aspirantes a startups.

Entre elas, cinco empresas de destaque foram reconhecidas pelas suas contribuições inovadoras. A Ecodome liderou a lista, conquistando o primeiro lugar pela sua abordagem inovadora ao turismo sustentável. Empatadas em segundo lugar, a ATAR e a Pikala demonstraram um potencial excecional com as suas ofertas únicas. Em terceiro lugar ficou a Wanaut, destacada pelas suas soluções criativas para melhorar as experiências de viagem.

Finalmente, Mouja ficou em quarto lugar, impressionando o júri com as suas estratégias inovadoras. Este concurso realça o empenhamento de Marrocos em fomentar o talento empresarial e em fazer progredir o seu setor turístico através de investimentos e apoios estratégicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Secretário-Geral das Nações Unidas para o Turismo apresenta em Marraquexe o guia de investimento para Marrocos, que está a consolidar a sua posição como o destino mais visitado de África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião