Sondagem. Gouveia e Melo e Ventura podem disputar segunda volta nas presidenciais

Almirante lidera as intenções de voto. O líder do Chega surge na segunda posição, Seguro ou Vitorino seguem em terceiro e Marques Mendes aparece em quarto lugar.

O almirante Henrique Gouveia e Melo lidera as intenções de voto às eleições presidenciais, mas não deve escapar a uma segunda volta com André Ventura, que surge na segunda posição, segundo uma sondagem do ICS/ISCTE, feita para o Expresso e a SIC com base em 805 entrevistas presenciais válidas. António José Seguro ou António Vitorino seguem em terceiro e Marques Mendes aparece em quarto lugar, apontam os dados divulgados esta quinta-feira.

Com 15% dos inquiridos a dizerem ainda não saber em quem votar, Gouveia e Melo segue destacado na frente com 25% das intenções de voto, o que, mesmo com uma margem de erro de 3,5%, não chega para vencer à primeira volta.

Bastante abaixo, e com percentagens semelhantes entre si, surge André Ventura com 16% das intenções de voto, António José Seguro com 15%, que passa a 14% quando o nome testado é António Vitorino, e Marques Mendes com 13%. O exercício foi feito apenas com os nomes dos candidatos, ou potenciais candidatos, que já são dados como praticamente certos, assumindo-se ainda assim a hipótese de haver outros apoiados por cada um dos restantes partidos (BE, IL, PCP, CDS e PAN), de acordo com o semanário.

O eleitor de Gouveia e Melo é bastante homogéneo: é mais escolhido por homens, é o preferido por idosos, sendo exatamente proporcio­nal nos diferentes graus de escolaridade, rendimento e ideologia. É de longe o mais forte entre os eleitores sem preferência partidária, que são de resto a fatia ainda mais indecisa.

O almirante apanha perto de um terço dos eleitores do PSD e do PS (35% e 30%), sendo apenas mais fraco entre os simpatizantes do Chega (12%). Ou seja, o eleitorado do Chega cerra mais fileiras à volta de Ventura (85%) do que os eleitores do PSD à volta de Marques Mendes (48%) ou os do PS em torno quer de Seguro quer de Vitorino (45%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem. Gouveia e Melo e Ventura podem disputar segunda volta nas presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião