A Escola de Enfermagem da FJD-UAM inaugura o seu Campus Pintor Rosales

  • Servimedia
  • 3 Fevereiro 2025

A instituição integra experiência e vanguarda para oferecer um ensino “de qualidade, personalizado, participativo e próximo”.

A Escola de Enfermagem da Fundación Jiménez Díaz, dependente da Universidade Autónoma de Madrid (FJD-UAM), inaugurou o seu novo Campus Pintor Rosales, situado em Moncloa, para onde foram transferidas em setembro as suas instalações, até agora situadas no Hospital Universitário da Fundación Jiménez Díaz, com o objetivo de “continuar a dar resposta à crescente procura atual de enfermeiros em Espanha e continuar a oferecer um ensino de qualidade, personalizado, participativo e próximo”, segundo a instituição.

Este novo campus, a poucos minutos da Fundación Jiménez Díaz, tem uma capacidade de formação de 140 alunos por curso, o que, somado aos 50 alunos por curso do Campus Villalba – inaugurado em 2020 no Hospital Universitário Geral de Villalba – permite à escola consolidar a sua posição na formação anual de cerca de 200 profissionais de saúde.

A instituição explicou que se trata de “uma estratégia que combina excelência académica, instalações de última geração que favorecem a aprendizagem integral, inovação tecnológica, um corpo docente do mais alto nível de profissionalismo e vocação, um compromisso real com a humanização dos cuidados e a proximidade com o hospital de Madrid – que permite que o extenso programa de estágios seja seguido no centro e que os profissionais de saúde continuem o seu trabalho de ensino – numa instituição que forma enfermeiros desde a sua criação pelo Professor Carlos Jiménez Díaz em 1962 e cujos alunos têm uma taxa de empregabilidade de cem por cento, bem como o aval da UAM”.

“O nosso compromisso não é apenas formar profissionais altamente qualificados sob um paradigma inovador e humano – ‘formar pessoas que cuidam de pessoas’, como diz o nosso lema – mas também preparar enfermeiros capazes de liderar a mudança na qualidade dos cuidados”, disse a Dra. Paloma Rodríguez, Diretora da Escola de Enfermagem da FJD-UAM, na inauguração oficial do novo campus.

MODELO EDUCATIVO

Para tal, indicaram que o modelo educativo da instituição se baseia na aplicação de metodologias de ensino inovadoras e na tecnologia como ferramenta de apoio à aprendizagem, e numa abordagem caracterizada pela integração dos avanços da Neurociência e do ensino teórico-prático sob uma “Escola de Valores”, reconhecendo que cada aluno tem um processo de aprendizagem diferente e concebendo metodologias diferentes para melhorar a sua experiência e promover a humanização através da formação de competências sociais.

Este modelo, continuam, está adaptado ao Espaço Europeu do Ensino Superior, integrando o ensino teórico e prático, as atividades académicas dirigidas e o trabalho pessoal do estudante. Promove a utilização de plataformas online, aulas interativas com tecnologia, gamificação, realidade virtual e impressão 3D, sendo pioneira no acompanhamento online das práticas clínicas com a plataforma digital exclusiva “GESDOC”, que facilita a comunicação entre alunos, tutores assistenciais e tutores da escola.

Neste contexto, a simulação clínica está no centro da metodologia, permitindo que os estudantes pratiquem e aperfeiçoem as suas competências num ambiente seguro e sem riscos para o doente. “Esta abordagem, combinada com empatia, comunicação eficaz e trabalho em equipa, garante cuidados de saúde mais humanos e centrados na segurança do doente”, acrescentou o Dr. Rodríguez, antes de agradecer o trabalho e o esforço de todas as pessoas e instituições envolvidas no processo de criação da escola.

“Hoje é um dia de festa, não só para a escola, mas para o futuro da enfermagem, cujos profissionais são cada vez mais necessários”, disse Ana Gloria Moreno, Diretora de Enfermagem da Fundação Jiménez. É nesta escola que se formam os futuros melhores enfermeiros”, disse, ‘mas não só pelas suas magníficas instalações e pelos seus tutores altamente qualificados, mas também pela formação em valores que lhes são transmitidos e que depois levarão para o hospital: compaixão, empatia, integridade profissional, segurança, tratamento do doente, que colocamos verdadeiramente no centro do nosso trabalho’.

Por sua vez, Santiago Palacios, Vice-Reitor de Estudos de Graduação da UAM, descreveu a abertura do novo campus como “um evento que marcará um marco muito importante para o futuro do hospital e da universidade”. “É um testemunho do nosso compromisso com a formação e a excelência académica com uma clara projeção para o futuro que, para além da transmissão de conhecimentos, vai mais além da transmissão de conhecimentos, aprofunda a vocação de serviço público e uma preocupação centrada nas pessoas com um propósito comum: continuar a formar os melhores enfermeiros, com os melhores professores e os meios mais avançados, dentro do ecossistema científico, académico e de investigação que é a UAM, para fornecer à sociedade os profissionais de saúde que ela exige e melhorar a sua saúde e bem-estar, o motor deste salto em frente que a nova escola representa”, salientou.

PROGRAMA ACADÉMICO

A Escola de Enfermagem da FJD-UAM oferece uma ampla gama de programas académicos, incluindo o Bacharelato em Enfermagem, que ao longo de quatro anos prepara os alunos para liderar no campo dos cuidados, combinando uma sólida base teórica, prática clínica de alta qualidade e a integração da tecnologia na sua aprendizagem.

Em 2024-2025, este grau teve uma nota de corte de 10,77 e 10,68 nos campus de Pintor Rosales e Villalba, respetivamente, com um total de 590 alunos inscritos entre as duas instalações – um número que aumentará progressivamente para 760 em 2027-2028 – e para os quais a escola garante cem por cento de empregabilidade, seja em ambientes hospitalares, Cuidados Primários e Comunitários ou no âmbito sócio-sanitário, com possibilidades de formação, docência e investigação e trabalho em organismos internacionais e ONG, graças a uma formação integral e transversal, a estágios na Fundación Jiménez Díaz, ao seu reconhecimento internacional e à formação em áreas emergentes e especializadas.

Os estudantes podem também continuar a sua formação e adquirir competências avançadas em áreas-chave da enfermagem com programas de pós-graduação como o Mestrado em cuidados avançados do doente em anestesia, reanimação e gestão da dor, ou a formação contínua em Simulação Clínica Avançada, debriefing e segurança do doente; cursos de especialização em acesso vascular guiado por ultra-sons ou em inovação na gestão e esterilização do bloco operatório; ou o Diploma de Especialização em simulação clínica.

FORMAÇÃO CLÍNICA AVANÇADA

Uma proposta de formação que, com 2.400 m2, dedica uma parte prioritária ao seu Centro Avançado de Simulação Clínica, um espaço que integra tecnologia avançada, design realista e metodologias inovadoras para garantir uma aprendizagem segura e eficaz, de acordo com os mais elevados padrões internacionais de qualidade. Mais concretamente, dispõe de nove salas de simulação (hospitalização, triagem, consulta, UCI, bloco operatório, neonatologia, ginecologia, maternidade, etc.), material e tecnologia avançados (pequenos procedimentos cirúrgicos, realidade virtual, simuladores de alta fidelidade, sistema SIMStation, etc.) e metodologia de simulação baseada em SimZones.

De acordo com a satisfação dos alunos, o novo campus não só está a corresponder às expectativas, como também as está a exceder, segundo Mónica Rodríguez, delegada do 2º C, e Jorge Iborra, delegado do 4º C, nos seus discursos em nome dos alunos da escola: “Sempre soube que a mudança para este novo campus seria o início de grandes sucessos, um lugar onde poderíamos continuar a cultivar a nossa formação como enfermeiros”, recordou Rodríguez, considerando-se ‘privilegiada, feliz e entusiasmada por poder treinar nestas instalações e pela mão de uma grande equipa de tão bons profissionais que já considero a minha família’. Por seu lado, Iborra destacou o equipamento tecnológico da escola e o seu programa de estágios, “que nos permite rodar por diferentes departamentos do hospital para descobrir a área em que cada um de nós se quer especializar”.

Por fim, o Dr. Javier Arcos, diretor da Fundación Jiménez Díaz, concluiu sublinhando “a importância do papel da Enfermagem, que ajuda as instituições de saúde a enfrentar com flexibilidade as mudanças que o sistema de saúde exige” e agradeceu “o esforço feito num contexto em que, apesar da enorme necessidade de aumentar o número de vagas, não é fácil criar mais para responder às necessidades do sistema de saúde”. Um projeto conjunto, em estreita ligação com os hospitais universitários Fundación Jiménez Díaz e General de Villalba, que permite aos nossos alunos desenvolver competências únicas num ambiente de alto desempenho e receber formação com os mais elevados padrões de qualidade técnica e humana”, afirmou.

“Aqui, os alunos adquirem conhecimentos, são formados em valores essenciais para transformar a qualidade dos cuidados e são preparados para enfrentar e liderar os desafios de um sistema de saúde em constante evolução, em qualquer contexto de saúde, nacional ou global”, acrescentou, acrescentando: ”Em suma, a Escola de Enfermagem da FJD-UAM é a escolha ideal para quem procura excelência académica, oportunidades profissionais únicas e uma formação que transcende a técnica para fazer a diferença na vida das pessoas. Aqui formamos não apenas enfermeiros, mas agentes de mudança na saúde global”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Escola de Enfermagem da FJD-UAM inaugura o seu Campus Pintor Rosales

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião