📹 Veja como validar as faturas para o IRS

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2025

Prazo para validar as suas faturas no portal e-Fatura para efeitos de IRS termina a 25 de fevereiro. Veja como garantir que todas as deduções são aproveitadas ao máximo.

O prazo para validar as suas faturas no portal e-Fatura para efeitos de IRS termina a 25 de fevereiro. Falhar este passo significa não beneficiar de todas as deduções à coleta, no acerto de contas com a Autoridade Tributária (AT). Ou seja, poderá ser pago um reembolso menos significativo. Por isso não deixe para o último dia.

Para validar as faturas, o contribuinte deve visitar o portal e-Fatura, inserir os dados de autenticação, que são os mesmos que os usados para aceder ao Portal das Finanças. Depois, deve consultar as faturas que lhe aparecem pendentes (em destaque no topo da página) e terminar o preenchimento atribuindo a cada uma das 11 categorias disponíveis: saúde, educação, lares, habitação, reparação de automóveis, reparação de motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros, atividades veterinárias, passes mensais e despesas gerais familiares.

Não estranhe se forem poucas as faturas que surgem como pendentes. A grande maioria das emitidas com o seu número de contribuinte é automaticamente encaixada nas categorias adequadas. Ainda assim, manda a prudência, deve verificá-las para garantir que todas as deduções são aproveitadas ao máximo.

E se tem filhos deve consultar também as páginas deles para validar as faturas emitidas com o seu NIF, atribuindo-lhes a categorias adequadas.

Pode ainda ter a necessidade de associar receitas médicas a algumas das despesas de saúde do agregado e é por isso que não deve deixar para o último dia esta tarefa.

Para o ajudar, o ECO preparou um vídeo passo-a-passo de como validar as suas faturas.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Veja como validar as faturas para o IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião