Primeira Liga #21: O FC Porto x Sporting, os Mercados e a oportunidade do Benfica

Se a Primeira Liga fosse cinema, o filme da semana seria sem dúvida o FC Porto x Sporting, com estreia para Anselmi nos grandes jogos em Portugal. Um dia depois, o Benfica recebe o Moreirense.

Se a Primeira Liga fosse cinema – e claramente que o está a ser esta temporada – o filme da semana seria sem dúvida o FC Porto x Sporting, com estreia para Martín Anselmi nos grandes jogos em Portugal. O duelo está marcado para esta sexta-feira às 20h15 no Estádio do Dragão. Um dia depois, o Benfica recebe às 18h00 o Moreirense no Estádio da Luz. Destaque também para o Famalicão x Vitória SC e o Farense x Nacional, duas equipas que lutam pela manutenção da Primeira Liga. Os madeirenses estão numa posição mais confortável no 14.º lugar com 19 pontos, enquanto os algarvios ocupam o 17.º posto com 15 pontos.

Recordando os principais momentos da última jornada, o FC Porto empatou 2-2 fora de casa com o Rio Ave na estreia de Martín Anselmi na Liga, com erros individuais de Nehuén Pérez e Otávio que também fizeram golo; o Benfica venceu fora o Estrela Amadora por 3-2 e o Sporting bateu em Alvalade o Farense por 3-1. Houve também a primeira vitória de Luís Freire no comando técnico do Vitória SC: ganhou 2-0 ao AVS SAD.

FC Porto x Sporting: Tudo pode e vai mudar na Primeira Liga

Não é preciso calculadora

Já estamos numa altura em que cada deslize pode ter fraturas graves e não pode haver brincadeiras. Este é simplesmente um jogo muito importante: uma vitória do Sporting significaria a consolidação da liderança e o afastamento do FC Porto do sonho (ficaria a 11 pontos a faltar 13 jornadas); um empate deixaria o Benfica a salivar com a possibilidade de, vencendo o Moreirense, ficar a quatro pontos do 1.º lugar; e uma vitória do FC Porto atiraria à condição o Benfica para 3.º lugar, mas seria o resultado desejado pelas águias (vencendo o Moreirense ficaria a 3 pontos do 1.º) e, no geral, apimentaria a corrida a 3 pelo título. É um facto que um destes três cenários vai acontecer. Atenção que caso o FC Porto perca e o Braga ganhe, os dragões cairiam para o 4.º lugar.

Dragão a recuperar leva novo golpe pesado

Este será o primeiro clássico de Martín Anselmi pelo FC Porto, depois da vitória sobre o Maccabi Tel Aviv (1-0) e empate com o Rio Ave (2-2). Nos últimos quatro jogos da Primeira Liga, os dragões apenas conseguiram 2 pontos de possíveis 12, mas, embora seja verdade, é uma estatística injusta neste momento, pois há mudança de treinador e Martín Anselmi só fez um jogo no campeonato. Além disso, o técnico argentino ficou sem o melhor jogador Nico González – que rumou ao Manchester City por 60 milhões de euros – tendo saído ainda Wenderson Galeno (Al Ahli), Iván Jaime (Valência) e Wendell (São Paulo). Apesar de terem contratado o médio Tomás Pérez neste mercado, faltava claramente um substituto de Nico González e o FC Porto fica desfalcado no miolo do terreno. William Gomes, extremo brasileiro, também chegou ao plantel.

Lesões, lesões e lesões

Engane-se quem pensa que o Sporting vive no País das Maravilhas. É o líder da Primeira Liga com vantagem confortável e voltou a vencer, porém a onda de lesões faz ferida. Viktor Gyokeres e Hidemasa Morita falharam a receção ao Farense e há dúvidas sobre se irão a jogo com o FC Porto, acrescentando ainda a saída de Geny Catamo de maca. É uma onda de lesões que Rui Borges tem sobrevivido, mas isso expõe outros jogadores a sobrecarga e adia uma questão inevitável: ir ao mercado por mais soluções. Chegou Biel, extremo-esquerdo (uma área importante a reforçar com a saída de Marcus Edwards para o Burnley) e o guarda-redes Rui Silva (outra área importante), porém faltava ainda um novo lateral-direito e pelo menos mais um médio.

Benfica x Moreirense: Obrigação de vencer

Não é somente mais um jogo no Estádio do Luz. Em fim-de-semana de clássico, as contas na Primeira Liga podem mudar num estalar de dedos e o Benfica receberá este sábado às 18h00 o Moreirense, já sabendo o resultado do FC Porto x Sporting e isso é um detalhe muito importante. Aconteça o que acontecer no clássico, vencer este jogo é uma obrigação para o Benfica, pois pode ser uma oportunidade: seja para aproximar-se do Sporting seja para distanciar-se do FC Porto ou os dois em simultâneo em caso de empate. Desde a semana complicada das derrotas com o Barcelona (4-5) e o Casa Pia (3-1) e o áudio de Bruno Lage, os encarnados ganharam à Juventus (0-2) e Estrela Amadora (2-3), tendo agora a possibilidade de fazer hat-trick de vitórias e reforçar uma maré positiva.

Olhando ao outro lado do terreno, o Moreirense vive uma fase muito complicada da temporada, com uma série de 8 jogos sem vencer. A última vitória foi precisamente no dia 5 de dezembro frente ao Sporting (2-1). Pelo meio, perdeu 5 jogos (Nacional, FC Porto, Gil Vicente na Taça de Portugal, Arouca e Braga) e empatou 3 (Estoril, AVS SAD e Farense). A turma de César Peixoto já teve bons momentos esta temporada e encontra-se no 11.º lugar com 23 pontos. Um jogo com um grande pode ser mais difícil, mas é também uma maior motivação.

O Tema Mercado

O Benfica contratou Bruma (extremo-esquerdo), Andrea Belotti (avançado) e Samuel Dahl (lateral-esquerdo). Seguindo por ordem, Bruma é num primeiro pensamento um reforço que vai acrescentar qualidade imediata às opções ofensivas de Bruno Lage, mas é necessário perceber o contexto em que se insere. No lado esquerdo, Andreas Schjelderup é um jovem de enorme potencial que está a brilhar e Kerem Akturkoglu já provou ser uma mais-valia. No lado direito, Ángel Di María está a fazer uma grande temporada com 14 golos e 7 assistências até ao momento. Há ainda Gianluca Prestianni e Benjamín Rollheiser, que já jogou como médio. Obviamente que com um calendário pesado é ótimo haver mais soluções, mas a gestão tem de ser cautelosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira Liga #21: O FC Porto x Sporting, os Mercados e a oportunidade do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião