Unidade Médico-Cirúrgica de Distúrbios do Movimento do Hospital Fundación Jiménez Díaz obtém a acreditação de qualidade do SEN

  • Servimedia
  • 10 Fevereiro 2025

Este reconhecimento destaca a excelência dos cuidados especializados da clínica, consolidando o hospital como um centro de referência neste domínio e avalizando a qualidade dos cuidados oferecidos.

A Unidade de Distúrbios do Movimento (UTM) Médico-Cirúrgica do Hospital Universitário Fundação Jiménez Díaz recebeu a acreditação de qualidade concedida pelo Grupo de Estudos de Distúrbios do Movimento (GETM) da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN).

A cerimónia de acreditação contou com a presença da Dra. Marta Cremades, diretora do Hospital Universitario Fundación Jiménez Díaz; do Dr. Jesús Porta Etessam, chefe do Departamento de Neurologia do hospital; do Dr. Pedro J. García Ruiz-Espiga, coordenador da UTM; da Dra. CiCi Feliz Feliz, neurologista e neurologista do hospital; da Dra. CiCi Feliz Feliz, neurologista do hospital; e do Dr. Jesús Porta Etessam, chefe do Departamento de Neurologia do hospital. A cerimónia contou com a presença de CiCi Feliz Feliz, neurologista da UTM e coordenadora da acreditação; Yaroslau Compta, responsável pelo Projeto de Acreditação da Sociedade Espanhola de Neurologia; e Amparo Valladares, Diretora de Acesso ao Mercado e Relações Institucionais da AbbVie, bem como de membros da UTM, entre os quais o Dr. Joaquín Ayerbe, especialista do Serviço de Neurocirurgia do hospital.

Durante a cerimónia, a Dra. Feliz recebeu o certificado de qualidade das mãos do Dr. Yaroslau Compta e aproveitou a oportunidade para sublinhar que o processo de acreditação tem sido uma ferramenta valiosa para a sensibilização da qualidade dos cuidados no seu departamento. “A Unidade de Distúrbios do Movimento do hospital distingue-se pelo seu trabalho de equipa, um esforço multidisciplinar em que cada membro contribui para otimizar os processos em benefício do doente, assegurando o cumprimento de protocolos baseados na melhor evidência científica disponível. Cada passo tem como objetivo reduzir os riscos e melhorar os resultados clínicos, garantindo os melhores cuidados possíveis. Esta certificação leva-nos a continuar a inovar e a manter o doente no centro de tudo o que fazemos”.

O Dr. Porta concorda com esta afirmação, salientando que este reconhecimento certifica a excelência. “Penso que é muito importante para o nosso serviço de Neurologia e para o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz ter recebido esta acreditação. Além disso, está de acordo com a nossa filosofia de crescimento, incorporando os últimos recursos diagnósticos e terapêuticos, juntamente com a avaliação personalizada dos pacientes por uma equipa de neurologistas da mais alta qualidade”.

QUALIDADE

O projeto de acreditação, promovido pelo Grupo de Estudos de Distúrbios do Movimento (GETM) da Sociedade Espanhola de Neurologia, com o apoio da AbbVie, tem como objetivo identificar e reconhecer as unidades clínicas que oferecem uma assistência integral, humanizada e de qualidade aos doentes com doença de Parkinson. Este programa avalia aspetos fundamentais como a segurança, a gestão tecnológica e a minimização de riscos, garantindo serviços de saúde que cumprem os mais elevados padrões e melhoram o bem-estar dos doentes1.

Para obter esta acreditação, cada unidade tem de ser submetida a uma auditoria interna exaustiva, que visa identificar áreas de melhoria e tomar medidas para corrigir possíveis deficiências. Este processo tem um impacto direto nos doentes e ajuda a estabelecer uma relação de confiança nos resultados dos cuidados e nos processos administrativos.

Neste sentido, o Dr. Compta salientou que o processo de acreditação avalia elementos-chave como os recursos disponíveis, a formação dos profissionais, as estratégias de cuidados e os resultados alcançados. Nas suas palavras, o objetivo é “avaliar e proporcionar um quadro homogéneo de cuidados para as perturbações do movimento ao nível do SEN, em coerência com os elevados padrões de outras acreditações e certificações nacionais e internacionais”. Salientou ainda que, embora a obtenção desta acreditação seja um desafio exigente para os profissionais médicos, “reconhecer com o selo ‘SEN’ a formação, os recursos e a excelência das unidades acreditadas com o correspondente impacto positivo em múltiplas áreas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unidade Médico-Cirúrgica de Distúrbios do Movimento do Hospital Fundación Jiménez Díaz obtém a acreditação de qualidade do SEN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião