Petrogal mantém liderança nas exportações portuguesas. Pfizer tira Faurécia do ‘ranking’

Há duas novas entradas na lista das dez principais empresas exportadoras de Portugal em 2024: a Pfizer e a Exolum Aviação. De fora, ficaram a Faurécia – Sistemas de Escape Portugal e Purem Tondela.

A lista das seis principais empresas exportadoras em Portugal manteve-se inalterada em 2024, com a liderança a continuar a caber à Petrogal, detida pela Galp. No entanto, no restante ‘top 10’ há duas entradas — a Pfizer e a Exolum Aviação –, que ditaram a saída da Faurécia e da Purem Tondela, de acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) cedidos ao ECO.

Olhando para o ranking das principais empresas exportadoras no ano de 2024, a Petrogal é líder pelo quarto ano consecutivo. Tal como nos dois últimos anos, seguem-se a Volkswagen Autoeuropa e a The Navigator Company. Os lugares seguintes são ocupados por empresas fornecedoras da indústria automóvel: a Continental Mabor (pneus), a Bosch Car Multimedia (soluções de multimédia e sensores) e a Aptivport Services (equipamento elétrico e eletrónico).

É chegados ao sétimo lugar que se registam novidades, com a Pfizer a entrar para o lugar que em 2023 era ocupado pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly Export, que desce um lugar em 2024 para o 8º. Em nono lugar, há uma outra entrada: a Exolum Aviação, enquanto a Visteon Electronics Corporation cai para o 10º lugar.

De fora, ficaram a Faurécia – Sistemas de Escape Portugal e a Purem Tondela.

Veja o top 10 das principais exportadoras em Portugal

  1. Petrogal
  2. Volkswagen Autoeuropa
  3. The Navigator Company
  4. Continental Mabor – Indústria de Pneus
  5. Bosch Car Multimedia Portugal
  6. Aptivport Services
  7. Pfizer
  8. Eli Lilly Export
  9. Exolum Aviação
  10. Visteon Electronics Corporation

Já do lado das maiores importadoras, a Petrogal mantém a liderança, seguida pela Autoeuropa. O principal negócio da alemã Bosch em Portugal sobe do 7º lugar em 2023 para o terceiro lugar, enquanto o Pingo Doce, a Eli Lilly e o Lidl ocupam, respetivamente, o quarto, quinto e sexto lugar.

Já a Itx, do grupo de vestuário Inditex, que detém marcas como a Zara, sobe do nono lugar em 2023 para o sétimo lugar em 2024. A estreia no ‘top 10’ cabe ao Irmãdona Supermercados (Mercadona), enquanto a Siva cai para o nono lugar e a Mercedes-Benz Portugal fica em décimo.

Veja o top 10 de importadoras em Portugal

  1. Petrogal
  2. Volkswagen Autoeuropa
  3. Bosch Car Multimedia Portugal
  4. Pingo Doce
  5. Eli Lilly Export
  6. Lidl
  7. Itx Portugal
  8. Irmãdona Supermercados
  9. Siva – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis
  10. Mercedes-Benz Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrogal mantém liderança nas exportações portuguesas. Pfizer tira Faurécia do ‘ranking’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião