E vão três. Chinesa Baidu vai lançar novo modelo de IA este ano
O 'Ernie 5.0' da empresa de Pequim, a próxima geração do seu modelo de linguagem, deverá chegar ao público no segundo semestre deste ano com "grandes melhorias nas capacidades multimodais".
Depois da DeepSeek e da Alibaba, mais uma tecnológica chinesa quer lançar-se em modelos de Inteligência Artificial (IA) cada vez mais rápidos e eficientes para concorrer com as empresas do ocidente. A Baidu planeia lançar a próxima geração do seu modelo de linguagem no segundo semestre deste ano, avança esta quarta-feira a CNBC.
Chamado “Ernie 5.0”, deverá ter “grandes melhorias nas capacidades multimodais”, como processamento de textos, vídeos, imagens e áudio e converter cada um em texto e vídeo e vice-versa, de acordo com as fontes do canal norte-americano. As funções e os custos estimados deste novo sistema de IA, que vai rivalizar com conterrâneos asiáticos e com os da OpenAI, Microsoft ou Meta, não foram especificados.
A única posição pública que o CEO da Baidu tomou sobre os orçamentos para a IA foi esta semana numa conferência no Dubai, onde esteve a debater sobre o tema com Omar Sultan Al Olama, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para IA e economia digital.
“Estamos a viver um momento emocionante (…). O custo de inferência [dos modelos fundamentais ou de base], basicamente, pode ser reduzido em mais de 90% em 12 meses”, garantiu o gestor Robin Li, na World Governments Summit. “Se podes reduzir o custo até uma determinada percentagem, isso significa que a tua produtividade aumenta esse tipo de percentagem. Acho que essa é praticamente a natureza da inovação”, destacou Robin Li.
Segundo a Reuters, que acompanhou a cimeira, o CEO da Baidu também defendeu que o investimento em centros de dados e infraestrutura de cloud (armanezamento na nuvem) ainda é necessário, apesar de a DeepSeek desafiar a eficiência de custos de grandes modelos de IA. “É muito necessário. Para criar modelos que sejam mais inteligentes do que todos os outros, tens de utilizar mais computação”, garantiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
E vão três. Chinesa Baidu vai lançar novo modelo de IA este ano
{{ noCommentsLabel }}