Seis novos secretários de Estado já tomaram posse
Silvério Regalado, Maria Luísa Oliveira, Filipa Lima, Jean Barroca, Carla Rodrigues e Alberto Santos são os novos membros do Governo de Luís Montenegro.
Tomaram posse esta quinta-feira os seis novos secretários de Estado que passam a integrar a equipa de Luís Montenegro. Embora só um dos lugares estivesse por ocupar, desde a demissão de Hernâni Dias, o primeiro-ministro aproveitou o embalo para levar a cabo a primeira remodelação da sua equipa governativa.
Para o lugar de Hernâni Dias na secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que foi exonerado no final de janeiro após várias polémicas (entre as quais ser o alvo de uma investigação da Procuradoria Europeia), foi nomeado Silvério Regalado, deputado do PSD eleito por Aveiro e presidente da Câmara Municipal de Vagos durante 11 anos.
A nomeação está a gerar controvérsia, na medida em que, enquanto foi presidente da Câmara de Vagos, a autarquia liderada por Silvério Regalado celebrou por ajuste direto contratos de mais de 200 mil euros com uma sociedade de advogados na qual o atual primeiro-ministro era sócio, contabilizou esta quinta-feira a Renascença.
Maria Luísa Oliveira, que ocupava atualmente o cargo de diretora-geral da Administração Escolar, substitui Pedro Dantas da Cunha na secretaria de Estado da Administração e Inovação Educativa, enquanto Jorge Campino, até agora secretário de Estado da Segurança Social, será substituído por Filipa Lima, que virá do Banco de Portugal.
A secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, foi exonerada e para o lugar foi nomeado Jean Barroca, que trabalhava na Deloitte em soluções e ativos para apoiar a modernização digital do setor público. Na Secretaria de Estado Adjunta e da Igualdade sai Carla Mouro para ser substituída por Carla Rodrigues.
Na Cultura, Maria de Lurdes Craveiro é substituída por outro quadro do PSD, Alberto Santos, que era agora o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Penafiel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seis novos secretários de Estado já tomaram posse
{{ noCommentsLabel }}