Arábia Saudita reforça a sua liderança no domínio da inteligência artificial com um investimento de quase 15 mil milhões de dólares

  • Servimedia
  • 14 Fevereiro 2025

Reforça o seu papel no sector tecnológico global com acordos estratégicos e desenvolvimento de infra-estruturas avançadas de IA.

A Arábia Saudita está a consolidar o seu compromisso com a inteligência artificial (IA) e a tecnologia com a assinatura de acordos estratégicos e um investimento de 14,9 mil milhões de dólares no LEAP 2025, a cimeira tecnológica realizada em Riade esta semana.

Estes investimentos incluem parcerias com gigantes da indústria como a Google Cloud, Lenovo, Alibaba Cloud, Qualcomm, Groq e Salesforce, com o objetivo de reforçar a inovação em IA e expandir os serviços em nuvem.

O país também destacou o seu compromisso com a governação da IA no ‘Action AI Summuit’ que terminou na passada terça-feira em Paris, onde o presidente da Autoridade Saudita de Dados e IA (SDAIA), Abdullah Al-Ghamdi, sublinhou a necessidade de estabelecer quadros regulamentares robustos face ao impacto global desta tecnologia na economia e na sociedade.

O investimento anunciado no LEAP 2025 inclui o desenvolvimento de infra-estruturas tecnológicas, o apoio a startups e a formação de talentos em IA. Neste contexto, a Arábia Saudita consolidou a sua visão de se tornar um centro tecnológico global, alinhado com os objetivos da Visão 2030, a sua estratégia de diversificação económica e de redução da dependência do petróleo.

Um dos projetos mais ambiciosos é o “Projeto Transcendência”, lançado no final de 2024 com um investimento de 100 mil milhões de dólares. Esta iniciativa visa criar um ecossistema robusto de IA através da implementação de infra-estruturas avançadas, do reforço da investigação e do desenvolvimento de aplicações industriais baseadas na inteligência artificial e na análise de dados.

GRANDES NEGÓCIOS

As parcerias com empresas tecnológicas reforçam a estratégia do país para acelerar a transformação digital. Neste sentido, a Salesforce anunciou um investimento de 500 milhões de dólares para expandir as suas operações na Arábia Saudita, incluindo a introdução da Hyperforce, uma arquitetura de nuvem desenvolvida em parceria com a Amazon Web Services. Como parte do acordo, a empresa oferecerá suporte ao idioma árabe para seu conjunto de produtos de IA e treinará 30,000 cidadãos sauditas até 2030.

Groq, a startup de semicondutores especializada em chips de IA, garantiu US $ 1.5 bilhão em financiamento para expandir sua tecnologia no país. A empresa já assinou um acordo com a Aramco Digital, a divisão de tecnologia da petrolífera Aramco, para construir um centro de IA na Arábia Saudita.

Separadamente, o gigante saudita Alat e a Lenovo anunciaram um investimento de 2 mil milhões de dólares para desenvolver uma unidade de produção e tecnologia avançada de IA e robótica no país. Como parte do acordo, a Lenovo estabelecerá sua sede regional em Riad, fortalecendo sua presença na região.

Para além destas parcerias, a Google, a Qualcomm e a Alibaba Cloud introduziram várias iniciativas para promover a inovação local em inteligência artificial, reforçando o crescimento do ecossistema tecnológico saudita e facilitando a integração destas tecnologias em diferentes setores estratégicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita reforça a sua liderança no domínio da inteligência artificial com um investimento de quase 15 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião