Benfica questiona quem terá encomendado estudo económico “irresponsável, superficial”

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2025

Estudo divulgado esta sexta-feira indicou que SAD encarnada arrisca incumprimento das regras da UEFA, situação que clube diz ser "totalmente falsa". Encarnados querem saber quem encomendou relatório.

O Benfica questiona quem terá encomendado e financiado um estudo divulgado esta sexta-feira e que revelou que a SAD encarnada está em risco de incumprimento das regras de sustentabilidade financeira da UEFA.

É totalmente falso que o Benfica esteja em qualquer risco de ser sancionado em matéria de Financial Sustainability. O Benfica nunca recebeu qualquer alerta ou multa da UEFA sobre este tema”, começa por alegar o clube encarnado num comunicado publicado no seu site. Depois de classificar o relatório de “irresponsável, superficial”, diz ser totalmente falso que “o Benfica lucre menos que os outros clubes portugueses”.

O estudo, desenvolvido por João Duarte, professor associado da Nova SBE, e Adrian da Hora Filho, especialista em finanças, concluiu que “no último triénio, por cada euro ganho entre compras e vendas, apenas 15 cêntimos entraram nos cofres do Benfica”, abaixo dos 28 cêntimos e 84 cêntimos que FC Porto e Sporting conseguiram reter no mesmo período.

Todos os estudos internacionais apontam o Benfica como um dos clubes que mais lucram com o mercado de transferências”, defende o clube liderado por Rui Costa.

O estudo, que foi solicitado por vários sócios do Benfica e que tem como principal promotor Marco Galinha, baseou-se em dados públicos entre o período 2010/2011 e 2023/2024. Revela que só nos últimos quatro anos, a Benfica SAD acumulou prejuízos líquidos na ordem dos 80 milhões de euros.

As projeções dos autores para os próximos cinco anos apontam para que em todos cenários analisados, exceto no que prevê uma melhoria significativa na gestão, o Benfica entrará em incumprimento na Regra de Rendimento Agregado de Futebol da UEFA — que substituiu o antigo “Fair Play financeiro”.

O clube diz que é “totalmente falso que esteja em qualquer risco económico” e argumenta que o estudo se baseia em “cenários futuros de quebra de receitas e de descalabro desportivos”. “Cenários que só quem assume este estudo pode admitir. E não prevê sequer qualquer adaptação de custos como seria expectável”, atira.

O Benfica constata ainda que o estudo “anunciado como universitário” foi “apresentado não na universidade, mas numa sala pequena de uma unidade hoteleira de luxo”. E quer saber “quais os benfiquistas que encomendaram este estudo e quem o terá financiado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica questiona quem terá encomendado estudo económico “irresponsável, superficial”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião