Juros da casa voltam a baixar dos 4% ano e meio depois

Taxa de juro implícita no crédito à habitação está a cair há 12 meses seguidos. E está novamente abaixo da fasquia dos 4%, algo que já não acontecia desde de julho de 2023.

Os juros da casa continuam a aliviar. A taxa implícita nos contratos de crédito à habitação caiu em janeiro pelo 12.º mês seguido. E está novamente abaixo da fasquia dos 4%, algo que já não acontecia há cerca de ano e meio.

A taxa dos empréstimos da casa caiu para 3,978% no arranque do ano, o valor mais baixo desde julho de 2023, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Juros da casa aliviam há 12 meses

Fonte: INE

Desde que em janeiro do ano passado atingiu um máximo de quase 15 anos, acima dos 4,6%, os juros da casa estão em queda continuada, refletindo o alívio das Euribor e da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) em geral. Neste período já caíram quase 0,7 pontos percentuais, o que significa que as famílias estão a pagar menos pelo crédito à habitação.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa implícita fixou-se nos 3,113% em janeiro, menos 0,236 pontos percentuais em relação a dezembro e menos 1,267 pontos percentuais em comparação com janeiro do ano passado.

De acordo com o INE, a prestação média situou-se nos 401 euros no arranque do ano, baixando dois euros face ao mês anterior e três em relação há um ano. Destes 401 euros, 225 euros corresponderam a juros pagos e 176 euros a capital amortizado. O capital em dívida subiu para 68.992 euros em termos médios.

(Notícia atualizada às 11h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da casa voltam a baixar dos 4% ano e meio depois

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião