Empresas da saúde com recorde de 4 mil milhões em exportações
A fileira da saúde está mais sã no que toca ao comércio internacional. Pela primeira vez, alcançou os 4 mil milhões em vendas fora de Portugal. Já são 183 os países de destino.
Os negócios portugueses da saúde estão mais ‘saudáveis’ a nível internacional e a culpa é dos medicamentos e do mercado alemão. As empresas deste setor conseguiram terminar 2024 com um recorde de mais de 4 mil milhões de euros em exportações, pela primeira vez, o que corresponde a um aumento de 21,7% em relação ao ano anterior.
Ainda longe do aumento das tarifas anunciado por Donald Trump, que irá impactar as empresas, as exportações da fileira da saúde alcançaram um valor total de 4,036 mil milhões de euros, de acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), compilados esta segunda-feira pela associação Health Cluster Portugal – Polo de Competitividade da Saúde, que reúne o ecossistema.
“O crescimento consistente e contínuo das exportações reflete a aposta na internacionalização e a capacidade de Portugal enquanto fornecedor de produtos inovadores e de qualidade. O setor da saúde tem-se demonstrado bastante dinâmico, mesmo num contexto global cada vez mais desafiador, e continua a afirmar-se como motor de desenvolvimento económico e social do país”, afirmou o diretor executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha.
O Health Cluster Portugal defende que a tendência de crescimento continua, até porque as exportações desta indústria já representam 5,1% do total das exportações nacionais. É graças às chamadas preparações farmacêuticas (medicamentos), que registaram o valor mais elevado do total das exportações (82,8%), o equivalente a mais de 3 mil milhões de euros.
Seguem-se logo em segundo lugar os dispositivos médicos, que alcançaram um volume total na ordem dos 500 milhões de euros, seguidos dos produtos farmacêuticos de base, que representam 3,8% do total das exportações.
Atualmente, a fileira portuguesa da saúde exporta para 183 mercados.
Na tabela dos cinco maiores destinos mantêm-se os Estados Unidos, com um volume de exportações de produtos de saúde que ascendeu aos 29,6% em 2024, seguidos da Alemanha com 27,5% – país onde o aumento, em termos homólogos, foi mais significativo – e a Espanha, a França e a Bélgica, respetivamente.
Em Portugal, o setor da saúde tem cerca de 118 mil empresas, que empregam aproximadamente de 424 mil pessoas, e representa um volume de negócios anual superior a 40 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 14 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas da saúde com recorde de 4 mil milhões em exportações
{{ noCommentsLabel }}