BCP com lucros recorde de 879 milhões em 2024, antecipam os analistas
Os lucros do BCP terão subido pelo terceiro ano consecutivo, ao mesmo tempo que terá alcançado uma rendibilidade dos capitais próprios acima dos 13% e uma subida no montante de depósitos e crédito.
O BCP BCP 2,09% vai apresentar esta quarta-feira, depois do fecho da bolsa, os resultados de 2024 que prometem bater novos recordes, num ano em que as ações se destacaram como a estrela do PSI.
Com uma valorização de 76,5% (incluindo dividendos) em 2024, as ações do banco liderado por Miguel Maya não só superaram todos os seus pares nacionais como também alcançaram uma rendibilidade três vezes superior à média das ações dos bancos europeus.
Os analistas que acompanham o banco antecipam lucros de 879 milhões de euros em 2024, mais 2,7% face aos 856 milhões registados no ano anterior. Este crescimento, embora mais modesto que em anos anteriores, consolida a trajetória ascendente do banco num contexto económico desafiante, marcando também o terceiro ano de crescimento dos resultados líquidos.
Apesar da expectativa de lucros recorde, os analistas preveem uma correção da margem financeira, motor principal dos resultados, que deverá registar uma ligeira queda de 0,1% para 2.822 milhões de euros. Esta redução poderá refletir os desafios enfrentados pelo setor bancário, incluindo a pressão sobre as margens num ambiente de taxas de juro em transição.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
As previsões dos analistas apontam também para um crescimento sólido tanto nos depósitos como nos empréstimos. Os analistas estimam um aumento de 6,1% nos depósitos, ultrapassando os 81 mil milhões de euros, e um crescimento de 3,4% na carteira de crédito, que deverá situar-se acima dos 55 mil milhões de euros. Esta dinâmica traduz-se numa melhoria do rácio de transformação, que deverá cair de 69,7% em 2023 para 67,9% em 2024, indicando uma gestão mais prudente do balanço.
Um dos pontos mais positivos nas projeções dos analistas é a esperada redução do crédito malparado, que deverá ter caído de 3,4% para 2,7% do total da carteira de crédito no final do ano passado. Esta melhoria na qualidade dos ativos é um sinal da robustez do banco e da sua capacidade de gerir riscos num cenário económico incerto.
Ações do BCP continuam a subir em 2025
Os analistas projetam também uma rendibilidade dos capitais próprios (ROE) de 13,7%, uma queda face aos 16% de 2023, mas ainda assim um valor que se mantém entre os mais elevados do setor bancário europeu e longe dos 4% registados em 2022 ou dos 2,2% em 2021. Esta ligeira redução poderá ser interpretada como um ajuste natural após anos de crescimento excecional.
É também importante salientar que os resultados do BCP continuam a ser pressionados pela operação do Bank Millennium na Polónia, que apesar dos lucros terem crescido 25% em 2024, os seus resultados continuam “condicionados pelos encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços” e pela contribuição sobre o setor bancário.
Além de estarem atentos a estes números, os investidores estarão particularmente atentos a orientações do programa de recompra de ações, que foi anunciado em outubro no âmbito do plano estratégico 2025-2028, e particularmente sobre qualquer avanço na intenção de comprar o Novobanco, depois de Miguel Maya já ter admitido avançar para a compra do banco com “preço adequado” e se “criar valor para acionistas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP com lucros recorde de 879 milhões em 2024, antecipam os analistas
{{ noCommentsLabel }}