A campanha de sensibilização “LALIGA VS ÓDIO” e “AS” para erradicar o ódio no futebol desencadeia uma onda de reacções nas redes
A campanha baseia-se numa oferta de emprego bem remunerada que inclui possíveis insultos e abusos.
A nova ativação da campanha “LALIGA VS ÓDIO”, em colaboração com o “AS”, surpreendeu ao publicar um falso anúncio de emprego que promete uma remuneração significativa, mas em troca é preciso estar disposto a suportar insultos e assédio. Esta iniciativa desencadeou uma onda de reacções nas redes sociais que evidenciam uma contradição: aquilo que não seria aceite na vida quotidiana, é assumido como normal no domínio do futebol, em qualquer das suas categorias.
A LALIGA indicou que este facto realça “a urgência de erradicar o ódio no futebol” e a necessidade de o fazer através da colaboração de todos os intervenientes. Nas últimas horas, os adeptos de futebol foram surpreendidos por um anúncio apelativo publicado no “AS”. Nele, uma alegada empresa multinacional oferecia um salário mínimo anual de 250 mil euros mais incentivos, com a condição de suportar insultos e tratamentos humilhantes sem possibilidade de resposta. Longe de ser uma oferta real, esta campanha faz parte da estratégia de sensibilização da “LALIGA VS ÓDIO”, uma iniciativa que procura desmascarar a normalização de comportamentos violentos e ofensivos nos estádios.
Ao exagerar a oferta e ao associá-la à humilhação, a LALIGA e o “AS” pretendem sublinhar que em nenhum outro ambiente profissional o desprezo e a ofensa seriam tão amplamente aceites como parte da vida quotidiana.
A LALIGA considerou essencial, para esta campanha, aliar-se a um órgão de comunicação social como o “AS”. O anúncio fictício, longe de ser uma “fake news”, torna-se assim um instrumento para gerar conversas e reflexões sobre a tolerância e o respeito que devem reger o desporto, tanto nos grandes jogos como nas categorias inferiores.
Com este projeto, a LALIGA indicou que reforça o seu compromisso de erradicar o discurso de ódio e os actos de ódio no futebol. LALIGA VS HATE” não se centra apenas no problema, mas oferece a todos os intervenientes soluções baseadas na denúncia ativa, na educação para os valores e no envolvimento de clubes, jogadores e adeptos.
O anúncio falso, agora revelado como parte da ativação, gerou um intenso debate nas redes sociais. Isto mostra que o problema dos insultos no futebol está mais presente do que nunca, reforçando mais uma vez que, para a LALIGA, a chave do sucesso na luta contra o ódio nos estádios reside na colaboração transversal de todo o desporto. Uma sinergia que convida cada um a refletir sobre o seu papel na construção de um futebol respeitoso e sem violência, detalhado pela LALIGA.
Sob o lema “LALIGA VS HATE”, a LALIGA destacou que consolida um projeto que visa erradicar qualquer forma de discriminação e violência nos estádios. Através de alianças estratégicas como a do “AS”, da difusão de mensagens fortes e de ferramentas de denúncia acessíveis a todos os adeptos, a campanha continua a avançar para o objetivo de fazer do futebol “um espaço de convivência, de fair play e de respeito, dentro e fora do campo”.
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