Governo deve receber relatórios de avaliação da TAP no próximo mês
Banco Finantia e consultora EY estão a elaborar documentos de análise à performance da companhia aérea, que servirão como ponto de partida para conhecer o valor de mercado e prosseguir a privatização.
O Governo deverá receber dois relatórios independentes sobre a avaliação da TAP no próximo mês. A transportadora aérea está a ser avaliada pela consultora EY e pelo banco de investimento Finantia e as conclusões chegarão em meados de março, avança esta quarta-feira a Bloomberg.
Esta é uma etapa fundamental no processo de privatização e terá em conta o desempenho da TAP em 2024, segundo adiantou à agência financeira uma fonte conhecedora do assunto. A partir daí, poder-se-á determinar o valor de mercado justo para a TAP.
O Governo está a considerar a venda de, pelo menos, 49% da TAP na reprivatização da companhia. A confirmar-se este modelo, significa que poderá ser alienada uma participação minoritária, mantendo-se o Estado com o controlo do capital. Recorde-se que o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, já afirmou por várias vezes que é contra a venda da maioria da companhia aérea.
A TAP registou um lucro de 118,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2024, período em que aumentou as receitas de passagens e do negócio de manutenção de aeronaves. O resultado beneficia do lucro de 117,8 milhões de euros conseguido entre julho e setembro, os meses mais fortes para a aviação.
“Estamos satisfeitos com a nossa performance no terceiro trimestre, apesar dos dois grandes desafios enfrentados: a situação difícil de gestão do espaço aéreo europeu, e as desvalorizações cambiais significativas”, afirma Luís Rodrigues, CEO da TAP, na altura da apresentação das contas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo deve receber relatórios de avaliação da TAP no próximo mês
{{ noCommentsLabel }}