Drones da Tekever e viaturas pesadas da Toyota Caetano na ‘lista de compras’ de Macron em Portugal

  • ECO
  • 10:04

Além da aquisição de drones à Tekever e de viaturas pesadas para uso militar à Toyota Caetano, setores da metalomecânica, têxteis e alimentar vão oferecer-se como parceiros do setor francês da defesa.

Depois de um primeiro dia a cumprir uma agenda exclusivamente institucional, o segundo e último dia da visita do Presidente francês a Portugal vai ser mais focado nos investimentos entre Portugal e França. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), além de vários acordos bilaterais, Emmanuel Macron vai assinar uma carta de intenções sobre armamento, em que se inclui a aquisição de drones à Tekever, que lidera o mercado europeu dos sistemas aéreos não tripulados.

Embora a empresa liderada por Ricardo Mendes não confirme ainda oficialmente o negócio, a operação será uma contrapartida no âmbito da aquisição de 36 viaturas blindadas de combate por parte do Exército português, cujo protocolo já foi assinado a 26 de outubro na presença do ministro da Defesa, Nuno Melo. Antes da chegada de Macron ao país, um comunicado do Palácio do Eliseu dava conta que seria formalizada “uma intenção e um acordo já anunciado para a aquisição de até 36 Caesar pelos portugueses”, equipamentos produzidos pela KNDS em França.

Outro negócio que está em cima da mesa passa pela compra, por parte dos franceses, de viaturas pesadas para uso pelos militares gauleses, num acordo a ser assinado com a Toyota Caetano. Já em áreas como a economia azul, o ecossistema de inovação, as energias renováveis, as infraestruturas e a mobilidade inteligente estão previstos igualmente protocolos de cooperação entre empresas dos dois países.

Estas parcerias deverão marcar a cimeira de negócios que tem lugar esta manhã no Palácio da Bolsa, no Porto, e que vai ser encerrada por Macron e Montenegro. Ao Jornal Económico (acesso pago), o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, disse que “os setores da metalomecânica, dos têxteis e alimentar” agregam a “linha da frente” da estratégia nacional, que pretende concluir com a indústria de Defesa francesa uma parceria que as leve a tomar parte na cadeia de fornecimento.

Do lado da metalomecânica, temos grandes capacidades nas áreas dos carros de combate, das peças de substituição e das munições; no que se refere aos têxteis, e com o contributo do CITEVE [Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário], temos fortes valências na área dos têxteis técnicos; e, finalmente, o setor agroalimentar pode ter um grande contributo no segmento das rações de combate“, afirmou Armindo Monteiro.

No seminário económico Portugal-França, que decorre esta sexta-feira no Palácio da Bolsa, Luís Montenegro e Emmanuel Macron vão ainda presidir à assinatura de um acordo que permitirá um investimento de 16 milhões de euros à startup SEAentia, especializada na aquacultura de corvina, para a implementação de uma infraestrutura no porto de Peniche.

Quem integra a comitiva de empresários franceses que acompanha a visita de Macron a Portugal é Ben Smith, CEO da Air France – KLM, reiterando o grupo que está “muito interessado” na privatização da TAP. “Esta é uma oportunidade para reafirmarmos o nosso interesse na empresa e no país. Portugal é um mercado prioritário para a Air France-KLM”, referiu ao ECO fonte oficial da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Drones da Tekever e viaturas pesadas da Toyota Caetano na ‘lista de compras’ de Macron em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião