SEUR e TIPSA facturam mais de 1.100 milhões de euros e melhoram os seus resultados em 2024

  • Servimedia
  • 6 Março 2025

A SEUR aumenta o seu volume de negócios para 950 milhões de euros e a TIPSA atinge os 185 milhões de euros.

A Geopost apresentou os resultados do último exercício das suas duas marcas que operam em Espanha, a SEUR e a TIPSA. Entre si, as duas empresas registam um volume de negócios de 1.135 milhões de euros e, ao longo de 2024, entregaram um total de 163 milhões de encomendas.

O volume de negócios da SEUR em 2024 atingiu 950 milhões de euros, mais 3,3% do que no ano anterior, e entregou um total de 130 milhões de encomendas. Do total do volume de negócios, 46% corresponde à linha de negócio do comércio eletrónico, nomeadamente 440 milhões de euros, mantendo o seu papel fundamental no crescimento da SEUR. Outra destas alavancas de desenvolvimento é o negócio internacional, que também aumentou de volume em relação ao ano anterior, atingindo 320 milhões de euros.

O terceiro pilar em que assenta o crescimento sustentado da empresa são os serviços B2B, como a sua solução de frio SEUR. De facto, os números de 2024 mostram um aumento de 17,4% no volume de negócios desta solução de transporte com temperatura controlada.

A SEUR continuou a desenvolver a sua rede de pontos de conveniência Pickup. Esta extensa rede conta atualmente com 9.500 pontos (incluindo 1.300 cacifos) para os quais a SEUR enviou um total de 16,5 milhões de encomendas no ano passado.

“Conseguir estes bons resultados num contexto complexo como o que nos encontramos em 2024 evidenciou a importância de ter colocado no centro a qualidade do nosso serviço e a satisfação dos nossos clientes. Continuaremos a trabalhar para gerar confiança através de serviços baseados na digitalização, sustentabilidade e inovação, três atributos que definem a SEUR”, explicou David Sastre, CEO da SEUR.

Em 2021, a SEUR lançou um plano de investimento de 250 milhões que decorrerá até 2025 e que está a ser utilizado em novos desenvolvimentos para melhorar as operações diárias e as relações com os clientes. Além disso, a empresa também realizou investimentos significativos na sua rede de infra-estruturas para acompanhar o crescimento da atividade, estando prevista para este ano a abertura dos novos centros de Málaga, Granada e Alaquas (Valência).

A empresa encerrou o ano passado com mais de 10.000 profissionais e uma frota de 6.500 veículos, 20% dos quais correspondem à sua frota sustentável, composta por veículos elétricos e meios de transporte alternativos, como andarilhos e bicicletas.

TIPSA

Por seu lado, a TIPSA registou um volume de negócios de 185,3 milhões de euros em 2024, um crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior. A empresa transportou 33,4 milhões de encomendas no ano passado, mais 4,3% do que no ano anterior. Estes números demonstram a importante projeção da TIPSA no setor logístico espanhol.

A empresa continuou a posicionar-se em serviços de valor acrescentado para o setor da saúde, sendo uma empresa de transportes “de referência”, segundo a empresa, para os setores farmacêutico, laboratorial, dentário e veterinário através da sua divisão TIPSA HEALTHCARE.

“A TIPSA continua a consolidar a sua posição no mercado logístico nacional graças ao nosso compromisso com a qualidade e a eficiência. Os nossos resultados refletem a confiança dos nossos clientes na nossa capacidade de fornecer serviços personalizados e elevados padrões de qualidade, permitindo-nos manter um crescimento sólido num ambiente económico difícil. A nossa rede capilar e a tecnologia avançada permitem-nos adaptarmo-nos às necessidades do mercado em constante mudança, garantindo entregas rápidas e seguras que reforçam a satisfação dos clientes e a nossa reputação no setor”, afirmou Maria Luisa Camacho, CEO da TIPSA.

Desde 2021, ano em que passou a fazer parte da Geopost, a TIPSA reforçou a sua estratégia de sustentabilidade em consonância com os objetivos do grupo e centrou-se na redução do impacto ambiental da sua atividade em todos os domínios. Para o efeito, implementou iniciativas como a utilização exclusiva de envelopes de plástico 99% reciclado, o que lhe valeu a certificação Blue Angel, bem como o alargamento do seu programa de reciclagem a toda a cadeia de valor. Também possui certificados de construção sustentável em HUBs como Saragoça e tem planos para eletrificar uma parte significativa da sua frota de veículos.

GEOPOST

Num contexto económico global ainda marcado pela incerteza, a Geopost registou um volume de negócios de 15.838 milhões de euros em 2024, um aumento de 1% em relação a 2023. Na linha expressa, o volume de negócios ascendeu a 13,277 mil milhões de euros, um aumento de 1,7%.

Os volumes movimentados ascenderam a 2.138 milhões de encomendas (+2,3% em relação a 2023), representando mais de 8 milhões de encomendas entregues por dia. O grupo reforça a sua posição no segmento B2B na Europa, ao mesmo tempo que no B2C, e continua o seu compromisso com a sustentabilidade.

Os resultados do grupo também confirmam o crescimento dos serviços Out Of Home, em particular, o grupo aumentou em 25% os seus volumes geridos nestes pontos, uma rede que agora totaliza 128.000 pontos na Europa, incluindo 31.000 pontos inteligentes. O negócio internacional intra-europeu também cresceu 6,7% em relação a 2023. Mas o maior aumento registou-se nos serviços de entrega especializados, nomeadamente nos serviços de temperatura controlada, em que a Geopost aumentou o seu volume em 23,8% no último exercício.

Em 2024, os investimentos do grupo ascenderam a 402 milhões de euros, principalmente dedicados à capacidade de triagem, à tecnologia, aos cacifos inteligentes e à infraestrutura de eletrificação da frota.

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