Allianz e Ageas preparam propostas para comprar a insurtech esure
Haverá apenas uma ronda principal de licitações, pela insurtech britância que a Bain quer vender. O prazo limite é nas próximas semanas, mas não é garantido que se chegue a acordo para a aquisição.
Agudiza-se a corrida pela esure. A belga Ageas e a alemã Allianz já estão a preparar propostas para a aquisição insurtech britânica Esure que foi colocada no mercado pela sua atual proprietária, a gestora de fundos Bain Capital, A seguradora belga contratou consultores para explorar uma proposta a lançar para comprar a companhia de seguros inglesa, enquanto a alemã também tem trabalhado numa proposta nas últimas semanas, avançou a Reuters.
As propostas para comprar a esure deverão rondar os 1,5 mil milhões de libras (1,7 mil milhões de dólares).
Segundo avançou a Reuters, haverá apenas uma ronda principal de licitações, com um prazo nas próximas semanas, mas não é garantido que se chegue a acordo.
O mercado de seguros do Reino Unido tem vindo a consolidar-se, com a britânica Aviva a procurar obter autorizações regulamentares para a aquisição da Direct Line por 3,7 mil milhões de libras (4,4 mil milhões de euros), acordada em dezembro do ano passado.
A Ageas tentou adquirir a Direct Line antes de esta ser adquirida pela Aviva e afirmou que pretende expandir-se no setor dos seguros gerais no Reino Unido. Por sua vez, a Esure é particularmente atrativa para a Ageas, visto que utilizam a mesma plataforma tecnológica.
Para a Allianz, a compra da esure expandiria sua presença no mercado do Reino Unido, após ter comprado os negócios de seguros gerais da L&G e LV, em 2019. A Allianz também está em negociações exclusivas para adquirir a alemã Viridium num negócio de mais de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros), de acordo com o Wall Street Journal.
Em 2024, a Bloomberg adiantou que a Aviva e o Hastings Group, pertencente à gigante finlandesa Sampo, manifestaram interesse em estudar a compra logo que esta hipótese foi conhecida.
O Esure group faturou 2 mil milhões de libras em 2023, com prejuízo líquido de 60 milhões. Com 102% de rácio combinado em 2023 e 92% em 2022, o grupo vende 91% dos seguros através de sites comparadores de preços e 8% através do canal direto.
Tem produtos de seguro automóvel e habitação e usa as marcas Esure, e First Alternative, como alternativas quanto ao perfil de risco dos clientes, e Sheilas’ Wheels claramente dirigido a mulheres automobilistas.
Nenhuma das partes quis confirmar as informações e não há data prevista para evolução do negócio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Allianz e Ageas preparam propostas para comprar a insurtech esure
{{ noCommentsLabel }}