Clubes LALIGA HYPERMOTION trabalham no seu crescimento através da transformação das suas estruturas e instalações internas

  • Servimedia
  • 13 Março 2025

A IV Jornada de Clubes, organizada pelo Gabinete de Clubes da LALIGA, serviu para dar a conhecer os avanços do futebol profissional espanhol com os quase 2.000 milhões de euros de investimento.

Um dos clubes que está a aproveitar os fundos é o Racing Club de Ferrol. O clube departamental, que foi promovido à LALIGA HYPERMOTION há duas épocas, utilizou parte dos fundos para remodelar A Malata. “A remodelação do estádio permitiu-nos adaptar a nossa casa às exigências da categoria. Foi um investimento muito importante para nós”, declarou Carlos Mouriz, diretor-geral e desportivo do Racing Club de Ferrol.

Com o estádio como ponto de partida, o clube de Ferrol efetuou outras alterações na organização. “Os escritórios também foram melhorados e, por conseguinte, o número de pessoas que trabalham no clube aumentou. Estamos conscientes de que somos um clube no fio da navalha, que podemos estar no topo ou na base, e o que queremos é crescer com pessoas que fazem o seu trabalho, com entusiasmo, com vontade e com continuidade. Porque o nosso projeto não pode depender exclusivamente da categoria para poder crescer de uma forma equilibrada”.

Neste contexto, a parte dos fundos recebidos pelo clube vai permitir-lhe iniciar o projeto de uma cidade desportiva própria. “Não temos um centro desportivo e este dinheiro vai dar-nos um novo fôlego porque vamos ter um. Neste momento, não temos onde treinar, estamos no futebol profissional, mas na Galiza chove muito e trabalhamos nos campos das equipas dos bairros ou das pequenas localidades, pedindo espaço nas suas instalações, seja qual for o estado em que se encontrem”, afirmou Mouriz.

Todo este trabalho de transformação está a refletir-se na relação com os adeptos. “Numa população de cerca de 64.000 cidadãos, temos mais de 9.000 sócios-torcedores e, proporcionalmente, somos o segundo clube da categoria com mais sócios-torcedores na cidade, a seguir ao Eibar”, disse Mouriz.

Por seu lado, o Granada CF destinou o seu investimento a dois projetos: o estádio e a cidade desportiva. “No estádio, será feito um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros para aumentar a capacidade para 25.000 pessoas, fechando assim os cantos, o que nos permitirá melhorar todas as salas de hospitalidade, experiências VIP e premium para os adeptos”, disse Javier Aranguren, assistente da presidência do Granada CF.

Relativamente à cidade desportiva, Aranguren afirmou que “temos uma das cidades desportivas mais modernas e amplas de todo o futebol espanhol. Agora, o que fizemos foi a fase 2, que envolve a expansão de quatro campos adicionais com escritórios para todo o futebol de base e feminino. O nosso objetivo é terminar as obras em abril deste ano e poder incluir não só a equipa principal masculina e feminina, como era até agora, mas também todas as equipas juvenis que existem”. Aranguren também quis destacar que “o clube fez um grande esforço para desenvolver o futebol feminino no clube, com os seus próprios campos e edifícios, e tudo isso permitiu-nos estar onde estamos agora, na primeira divisão de futebol feminino com uma posição de destaque”.

Noutras áreas, Aranguren destacou que o clube da cidade da Nazarí desenvolveu “um plano estratégico em conjunto com a KPMG, no qual foi feita uma revisão profunda de todos os aspectos do clube, como o processo de internacionalização ou, por exemplo, o plano de branding, que envolve um rebranding e uma estratégia de comunicação de impacto que transmite o que o clube significa para os seus adeptos e para o mundo exterior”.

Uma das duas equipas da província de Burgos no LALIGA HYPERMOTION, o Burgos CF, decidiu investir nas suas infra-estruturas para se transformar. Neste sentido, Diego Martínez, diretor do Burgos CF, indicou que “a nossa maior aposta foi nas infra-estruturas. Melhorámos o complexo desportivo, porque uma das áreas em que queremos continuar a crescer é a pedreira, para que os jovens que estamos a formar possam continuar a fornecer a equipa de reserva e a equipa principal, bem como a equipa feminina. Ao mesmo tempo, estamos também a implementar mudanças no estádio, acrescentando uma área de canto onde os nossos patrocinadores podem tomar uma bebida e experimentar a atmosfera gerada no estádio antes do jogo. E estamos a considerar a introdução de outras opções, como uma série de experiências que começam duas horas antes dos jogos. Por exemplo, com a chegada das equipas ao estádio ou a possibilidade de assistir ao aquecimento a partir da zona da bancada”.

No sul, para o Cádiz CF, o investimento é na sua futura “Sportech City”. Manuel Vizcaíno, presidente do Cádiz CF, declarou que este projeto do clube de Cádis estará “ligado à indústria do desporto e com o objetivo claro de que estas instalações produzam um retorno para o clube e nos apoiem com uma receita que não dependa, como até agora, da categoria em que jogamos”.

Para além disso, o dirigente máximo do clube também aposta na internacionalização como outro dos pilares da transformação do Cádiz CF. “A nossa internacionalização tem o nome da figura do “Mágico” González, que representa o futebol da rua, o futebol do povo”, em referência à série documental de quatro episódios em que o clube colaborou na sua produção e que foi apresentada no Festival Internacional de Séries do Sul 2024.

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