Como a IA veio democratizar e acelerar o ‘Business Intelligence’. Ouça o À Prova de Futuro

José Oliveira, CEO da BI4ALL, José Rui Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence, e João Martins, Head of AI da Noesis, são os convidados do 15.º episódio.

O termo não é novo. Em 1865, Richard Millar Devens apresentou a expressão “Business Intelligence” para descrever a forma como Sir Henry Furnese, um banqueiro, lucrava com a informação recolhendo-a e atuando antes dos concorrentes.

A partir dos anos 50 do século XX, com o acelerar do uso da computação, a análise de dados começou a ser cada vez mais importante nas decisões empresariais.

Mas agora, com ferramentas revolucionárias trazidas pela inteligência artificial, abriu-se uma nova era, dando maior poder de análise e uma democratização do Business Intelligence.

Neste episódio falámos primeiro com José Oliveira, CEO da BI4All, uma empresa com mais de 300 trabalhadores nesta área e com José Rui Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence.

Na rubrica Gestores sem medo recebemos João Martins, Head of AI da Noesis, uma gigante com 1200 colaboradores e que opera em sete países.

João Martins, Data Analytics & AI Manager da Noesis, em entrevista ao podcast do ECO “À Prova de Futuro”Hugo Amaral/ECO

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como a IA veio democratizar e acelerar o ‘Business Intelligence’. Ouça o À Prova de Futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião