Arábia Saudita lança Al Waha Duty Free, a sua primeira cadeia de retalho duty-free
O primeiro operador de lojas duty-free da Arábia Saudita, apoiado pelo Fundo de Investimento Público, irá impulsionar o retalho de viagens na Arábia Saudita.
A Arábia Saudita está a avançar com a modernização do seu setor de retalho de viagens com o lançamento da Al Waha Duty-Free Company, a primeira empresa saudita dedicada à exploração de lojas duty-free no país. Impulsionada pelo Fundo de Investimento Público (PIF), esta iniciativa tem como objetivo reforçar a estratégia do país para diversificar a sua economia e fortalecer a sua posição como um destino turístico e de negócios líder na região.
O Al Waha Duty-Free funcionará em aeroportos, postos fronteiriços terrestres e portos marítimos, oferecendo uma grande variedade de produtos internacionais e locais de alta qualidade. O seu objetivo é melhorar a experiência do viajante e captar uma maior parte das despesas de retalho das pessoas que transitam pelo país.
Este projeto faz parte do objetivo de atrair mais de 150 milhões de turistas até 2030, consolidando assim o turismo como um dos principais motores da economia saudita. A expansão do duty-free também ajudará a gerar novas oportunidades económicas, a aumentar o comércio transfronteiriço e a reforçar a projeção dos produtos nacionais no mercado global.
A introdução da Al Waha Duty-Free Company reforça o compromisso da Arábia Saudita com a diversificação económica, em consonância com a Visão 2030. Espera-se que a expansão destas lojas contribua para a criação de emprego e promova novas oportunidades de investimento.
De acordo com dados oficiais, a Arábia Saudita ultrapassou os 106 milhões de turistas em 2023, superando o objetivo inicial fixado para 2030. Com a chegada do Al Waha, a Arábia Saudita consolida a sua posição como um dos principais destinos de compras na região, procurando captar uma maior quota de gastos dos viajantes internacionais.
Com este compromisso, o PIF reforça a sua aposta no crescimento económico do país, gerando um impacto positivo tanto no comércio como na experiência do turista e projetando a Arábia Saudita como um novo ator na indústria global de duty-free.
SETOR EM CRESCIMENTO
O mercado duty-free no Médio Oriente tem registado um crescimento constante nas últimas décadas, com os países a aumentarem a sua presença na região.
Entre as referências do setor encontra-se o Dubai Duty Free, que desde a sua criação em 1983 estabeleceu uma das maiores redes duty free do mundo, com vendas superiores a 2,16 mil milhões de dólares em 2023. A Aer Rianta International (ARI) foi também pioneira no setor com a abertura da primeira loja duty free no Aeroporto de Shannon (Irlanda) em 1947 e depois no Aeroporto Internacional do Dubai em 1983.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita lança Al Waha Duty Free, a sua primeira cadeia de retalho duty-free
{{ noCommentsLabel }}