BRANDS' ECO Águas de Gaia selecionada para parceria em água na Ucrânia com apoio das Nações Unidas

  • Conteúdo Patrocinado
  • 26 Março 2025

Especialistas da Águas de Gaia irão trabalhar de perto com os seus homólogos no terreno, enquanto delegações ucranianas receberão formação nas instalações da Águas de Gaia em Portugal.

A Águas de Gaia, EM, SA foi selecionada pela Global Water Operators’ Partnerships Alliance (GWOPA), uma iniciativa do UN-Habitat em parceria com a UNICEF, para apoiar a empresa regional de água Oblvodokanal em Zaporizhzhia, na Ucrânia. Esta parceria visa fortalecer as capacidades operacionais e melhorar os serviços de abastecimento de água e saneamento na região, através de um programa de aprendizagem entre pares entre as entidades mentora e mentorada, com vista a um alinhamento com as normas e padrões da União Europeia.

“A oportunidade de colaborar com a Oblvodokanal é motivo de imenso orgulho para toda a equipa da Águas de Gaia”, afirma Miguel Lemos Rodrigues, Presidente da Águas de Gaia. “Esta parceria internacional com a GWOPA reafirma o nosso compromisso de trabalharmos para cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. Iniciativas colaborativas como esta reforçam as entidades locais de água e saneamento, garantindo melhorias duradouras.

Os sistemas de água e saneamento na Ucrânia enfrentam desafios críticos, com quase 40% das redes de abastecimento de água do país classificadas como críticas e 35% das estações de tratamento de água a necessitarem urgentemente de reabilitação. Ameaças relacionadas com o clima, como secas e inundações, também pressionam a segurança hídrica, afetando a agricultura e a saúde pública.

Desde a escalada do conflito em fevereiro de 2022, o setor de abastecimento de água e saneamento na Ucrânia sofreu danos físicos estimados em 4,6 mil milhões de dólares e perdas de 12,7 mil milhões de dólares, em grande parte devido à perda de receitas, ao aumento dos custos energéticos e à destruição de infraestruturas. A restauração dos serviços essenciais é fundamental para a recuperação inicial e para a resiliência a longo prazo.

A nova parceria terá início em abril de 2025 e prolongar-se-á até agosto de 2026.

A Zaporizhzhia Oblast Vodokanal é uma importante empresa regional de água responsável pelo abastecimento de água e pela gestão de águas residuais em toda a região de Zaporizhzhia. Supervisiona a operação de infraestruturas críticas, assegurando o fornecimento de água potável a comunidades urbanas e rurais, bem como o tratamento seguro de águas residuais para mais de 100.000 pessoas em áreas controladas pela Ucrânia. Apesar dos desafios em curso, incluindo infraestruturas antigas, recursos limitados e danos resultantes do conflito, a empresa continua a desempenhar um papel fundamental na manutenção do acesso à água e aos serviços de saneamento para a população afetada em toda a região.

Em resposta a estes desafios, a Águas de Gaia enviará equipas para a Ucrânia ao abrigo do programa Water Operators’ Partnerships (WOPs). A nova parceria terá início em abril de 2025 e prolongar-se-á até agosto de 2026. Especialistas da Águas de Gaia irão trabalhar de perto com os seus homólogos no terreno, enquanto delegações ucranianas receberão formação nas instalações da Águas de Gaia em Portugal.

Através desta colaboração em Zaporizhzhia, a Águas de Gaia irá partilhar boas práticas, conhecimentos técnicos e soluções inovadoras, que beneficiarão diretamente as populações servidas pela empresa ucraniana, em particular neste período crítico para os serviços de água e saneamento no país.

O reconhecimento pelas Nações Unidas sublinha a experiência e o compromisso da Águas de Gaia com o desenvolvimento sustentável. A parceria pretende implementar soluções eficazes e sustentáveis, alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água Potável e Saneamento).

A Águas de Gaia, EM, SA (AdG) é uma empresa municipal portuguesa, detida a 100% pelo Município de Vila Nova de Gaia. A empresa assegura serviços de distribuição de água de elevada qualidade, tratamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos a mais de 300.000 habitantes. Com uma rede que abrange 1.500 km de distribuição de água e 1.300 km de saneamento, a Águas de Gaia tem sido reconhecida pelo regulador nacional, a ERSAR, pela prestação de um serviço de excelência a 100 por cento na qualidade da água para consumo humano.

A UN-Habitat, agência das Nações Unidas para a urbanização sustentável, opera em mais de 90 países para apoiar decisores políticos e comunidades na criação de cidades sustentáveis. A GWOPA, facilitada pelo UN-Habitat, fortalece as empresas públicas de água e saneamento em todo o mundo através de apoio entre pares e partilha de conhecimento. Ao fomentar parcerias, a GWOPA procura reforçar a resiliência e a sustentabilidade dos serviços de água, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que visa assegurar água limpa e saneamento para todos.

A UNICEF atua nos contextos mais desafiantes do mundo para chegar às crianças mais desfavorecidas. Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para cada criança, em todo o lado, construindo um mundo melhor para todos. Na Ucrânia, a UNICEF desempenha um papel fundamental ao garantir o acesso a água potável, saneamento e serviços de higiene (WASH), em especial para as populações vulneráveis afetadas pelo conflito. Para mais informações sobre a UNICEF e o seu trabalho pelas crianças na Ucrânia, visite www.unicef.org/ukraine.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Águas de Gaia selecionada para parceria em água na Ucrânia com apoio das Nações Unidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião