Siemens compra empresa de IA para cientistas por 5,1 mil milhões

A norte-americana Dotmatics, que pertencia à sociedade de capital de risco e private equity Insight Partners, cria software para investigação e desenvolvimento em laboratórios.

A Siemens assinou um acordo para comprar a empresa norte-americana Dotmatics, que desenvolve software para laboratórios, por 5,1 mil milhões de dólares (cerca de 4,6 mil milhões de euros). A multinacional alemã pretende desenvolver as áreas tecnológicas ligadas a inteligência artificial (IA) e “gémeos digitais”, geralmente utilizados na indústria para controlo da maquinaria.

Para a Siemens, esta aquisição é “estratégica”, porque complementa a oferta com esta especificidade que se encontra em “rápido crescimento”, permitindo-lhe acelerar os processos de inovação dos clientes, dados contextualizados e, consequentemente, desenvolver medicamentos através de sistemas baseados em IA.

“Ao adquirir a Dotmatics, estamos a fortalecer estrategicamente a nossa posição nas ciências da vida e a criar um portefólio de software PLM baseado em IA líder mundial, como parte do Siemens Xcelerator. A IA emergiu como uma força transformadora em várias indústrias e sua aplicação nas ciências da vida está a tornar-se cada vez mais importante“, disse o presidente e CEO da Siemens AG, Roland Busch.

Fundada em 2005, a Dotmatics pertencia à sociedade de capital de risco e private equity Insight Partners – através da Insightful Science – desde 2021. A sede localiza-se em Boston, um dos 14 escritórios a partir de onde a empresa desenvolve ou vende a tecnologia para aplicações científicas e gestão de dados multimodais para a área da investigação e desenvolvimento (I&D).

A Dotmatics tem uma equipa global de mais de 800 trabalhadores, mais de 14 mil clientes (e dois milhões de cientistas utilizadores) e opera em cerca de 180 países. A projeção para o ano fiscal de 2025 aponta para mais de 300 milhões de dólares (na ordem dos 271 milhões de euros) em receitas e uma margem EBITDA ajustada acima de 40%.

“Combinando a nossa plataforma de IA de próxima geração e aplicações científicas líderes do setor, juntamente com os recursos de gémeo digital e IA da Siemens, impulsionaremos uma nova onda de inovação em I&D de ciências da vida. Após uma jornada empolgante com a Insight Partners, onde a Dotmatics alcançou um crescimento notável e expansão de portfólio, estamos entusiasmados em anunciar um novo capítulo com a Siemens”, referiu o CEO da Dotmatics, Thomas Swalla, em comunicado divulgado no site oficial dos novos donos.

Na bolsa de Frankfurt, as ações da Siemens estão a desvalorizar mais de 6% para 200,68 euros cada título.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siemens compra empresa de IA para cientistas por 5,1 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião