Portugal vai emitir até 1.250 milhões em dívida de longo prazo na próxima semana

A agência que gere a dívida pública vai emitir entre 1.000 milhões e 1.250 de euros na próxima semana nos prazos a cinco e 12 anos.

Portugal vai voltar aos mercados financeiros na próxima semana. A agência que gere a dívida pública, o IGCP, anunciou esta sexta-feira que vai realizar dois leilões das linhas de Obrigações do Tesouro (OT) na próxima quarta-feira, 9 de abril.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 9 de abril pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de OT com maturidade em fevereiro de 2030 (OT 3.875% 15fev2030) e em abril de 2037 (OT 4.1% 15abr2037), com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros“, revela a agência responsável pela gestão da dívida pública, em comunicado.

Na última vez que foi ao mercado de dívida de longo prazo, a 12 de março, a instituição liderada por Pedro Cabeços financiou-se em 1.100 milhões de euros através de dois leilões a 10 e 13 anos que resultou num preço acima do que pagou nas anteriores operações com características semelhantes. Na maturidade a 10 anos pagou uma taxa de 3,38% e na mais longa pagou 3,63%.

Esta segunda-feira, o IGCP anunciou que executou mais de um terço (33%) do objetivo de emissões de obrigações do Tesouro, correspondendo a 6,7 mil milhões de euros, considerando o leilão de março.

As emissões de obrigações do Tesouro, excluindo operações de troca, estimam-se que atinjam 20,5 mil milhões de euros em 2025, portanto mantêm-se sem alterações relativamente à anterior estimativa. Até ao final de fevereiro, o IGCP tinha emitido 5,4 mil milhões de euros de OT, segundo a atualização do programa de financiamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai emitir até 1.250 milhões em dívida de longo prazo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião