Barcelona acolhe o maior evento de tecnologia para o setor industrial, que gerará um impacto de mais de 79 milhões de euros
De 8 a 10 de abril, mais de 680 empresas expositoras apresentarão os últimos desenvolvimentos em automação, robótica e tecnologias 4.0 para a indústria.
A grande semana tecnológica do setor industrial arranca amanhã em Barcelona com a realização simultânea da Advanced Factories, o evento líder em automação, robótica e Indústria 4.0 no sul da Europa, e da AMT 2025, a feira bienal de máquinas-ferramenta para a indústria metalomecânica.
De 8 a 10 de abril, ambas as feiras reunirão mais de 37.000 profissionais da indústria, gerando um impacto económico de mais de 79 milhões de euros para a cidade de Barcelona. Numa altura em que a reindustrialização surge como a chave para recuperar a autonomia industrial da Europa, o setor industrial deve apostar na automatização e robotização dos seus processos de produção para aumentar a sua competitividade a nível mundial.
É por isso que, durante três dias, milhares de profissionais da indústria estarão presentes nas Fábricas Avançadas e na AMT 2025- Advance Machine Tools para descobrir os últimos desenvolvimentos em automação, robótica, tecnologias 4.0 e máquinas de última geração para transformar as suas instalações de produção em fábricas automatizadas, eficientes e sustentáveis.
Para tal, mais de 680 empresas expositoras mostrarão nas Fábricas Avançadas as últimas novidades em robótica, automação industrial, Inteligência Artificial, visão artificial, Impressão 3D, gémeos digitais, IoT… bem como soluções para a integração de sistemas de produção, cibersegurança, manutenção preditiva, controlo de qualidade e melhoria da eficiência energética. O pavilhão da AMT contará também com mais de 180 expositores que apresentarão os últimos desenvolvimentos em máquinas-ferramentas (maquinagem, usinagem, corte, deformação, etc.), instrumentação, componentes, materiais e outras soluções para o setor metalomecânico e sua indústria auxiliar.
EXPERIÊNCIAS INDUSTRIAIS
Com o objetivo não só de apresentar as mais recentes inovações e tecnologias 4.0 para o setor industrial, mas também de descobrir casos de sucesso da aplicação destas soluções em instalações de produção, o Congresso da Indústria 4.0 irá mostrar mais de 200 experiências industriais de empresas líderes no setor.
Mais de 430 especialistas de setores que vão desde a indústria automóvel à indústria farmacêutica e alimentar partilharão as tendências e os casos de sucesso na aplicação de tecnologias avançadas nas unidades de produção. É o caso de executivos de empresas do setor automóvel como a Stellantis, Michelin, Seat Cupra, Horse (Grupo Renault), Nissan, Gestamp, Mercedes-Benz e Fersa; do setor químico e farmacêutico como a Almirall, Novaltia, Basf, Towa Pharma, Hipra ou B. Braun Surgical; do setor alimentar e de bebidas, como a Coca-Cola, Damm, Grupo Agora, Noel, Pastas Gallo e Kellogg’s; do setor aeronáutico, como a Airbus; do setor da moda e têxtil, como a Selmark e a Pikolin; do setor metalúrgico, como a Dicomol, Inoxforma e Anudal; e de outros setores, como o setor energético, como a Moeve e a Naturgy, entre outros.
O Congresso da Indústria 4.0 incluirá ainda fóruns específicos como o CIO’s Summit, o Industrial Cybersecurity Forum, o Plant Managers Summit, o Artificial Intelligence Forum, o 3D Printing Forum, o National Congress of Industrial Estate Managers, e o Metal Industry 4.0 Summit, focado na indústria metalúrgica.
TALENTO
A nova edição das Fábricas Avançadas e da AMT prestará especial atenção ao desafio de atrair jovens talentos para a indústria e, em especial, para o setor metalúrgico. Para tal, acolherão o Talent Marketplace, um encontro destinado a estudantes de formação profissional, universitários e jovens talentos com o objetivo de mostrar as oportunidades de emprego na indústria, quebrar mitos e mostrar que se trata de um setor com uma elevada procura de trabalhadores e bem remunerado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barcelona acolhe o maior evento de tecnologia para o setor industrial, que gerará um impacto de mais de 79 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}