Purrmi investe em fábrica para expandir para Espanha e Itália

A startup, que produz alimentação "100% natural" para gatos, está a fechar uma ronda seed junto a fundos de capital de risco para alimentar a sua expansão para o mercado externo.

A Purrmi investiu numa fábrica na zona da Maia para aumentar a sua capacidade de produção de comida para gatos e apoiar a sua expansão no mercado espanhol e italiano. A startup quer vender 200 mil unidades no próximo ano e alimentar mais de 100 mil gatos em Portugal e na Europa. E está a fechar uma ronda seed.

“Representa um passo estratégico significativo para consolidar a nossa operação em Portugal e acelerar o nosso crescimento internacional (Espanha e Itália)”, adianta João Campaniço, CEO da Purrmi, ao ECO, preferindo não adiantar o valor investido no espaço situado em Guilhabreu, concelho de Vila do Conde, perto da zona da Maia.

Uma expansão internacional — a startup já vendia para Espanha — que vai ser alimentada por uma nova ronda de investimento. “Estamos a fechar uma ronda seed com alguns fundos nacionais e internacionais de venture capital para apostar nesta expansão”, revela o CEO.

Com a nova fábrica em Guilhabreu, a Purrmi terá capacidade para produzir até 200 mil unidades neste ano, o que representa um aumento substancial face à capacidade anterior, permitindo-nos alimentar mais de 100 mil gatos no Porto e na Europa.

João Campaniço

CEO da Purrmi

Há um ano fechou uma ronda pré-seed de 200 mil euros junto a um grupo de investidores, entre os quais a business angel Rita Vilas Boas, que já investiu em empresas como a Kencko ou a Phunk.

A Purrmi propõe uma “alimentação 100% natural para gatos”, visando combater a obesidade que afeta mais de metade dos gatos e a doença renal crónica que mata mais de 33% dos gatos acima de cinco anos.

Unidade a Norte aumenta capacidade de produção

Antes da unidade fabril a Norte, a produção da Purrmi era feita “através de cozinhas pequenas em Lisboa e parceiros externos”, adianta o cofundador. “Esta nova unidade permite-nos internalizar parte da produção, com maior controlo de qualidade e maior agilidade na resposta à procura”, diz ainda.

A nova unidade vai ainda permitir aumentar a capacidade de produção da startup. “Com a nova fábrica em Guilhabreu, a Purrmi terá capacidade para produzir até 200 mil unidades neste ano, o que representa um aumento substancial face à capacidade anterior, permitindo-nos alimentar mais de 100 mil gatos no Porto e na Europa”, adianta o CEO ao ECO.

A fábrica será também um centro de investigação e desenvolvimento, que se vai focar em soluções nutricionais, especialmente na prevenção de doenças em animais de estimação, como a Doença Renal Crónica.

Com venda a partir do site e presença em mais de 50 lojas físicas, a Purrmi, embora não revele valores de faturação, afirma que tem tido “um crescimento muito expressivo desde o lançamento da marca”.

“As expectativas [de faturação] para este ano são bastante otimistas, com projeções que acompanham o crescimento da nossa capacidade produtiva e a expansão para novos mercados europeus”, garante o CEO, sem mais detalhes.

A equipa está a acompanhar o crescimento dos planos. “A Purrmi é uma startup em crescimento, com uma equipa multidisciplinar focada na inovação nutricional para gatos. A equipa tem vindo a crescer de forma sustentável, acompanhando o aumento da procura pelos nossos produtos”, diz João Campaniço.

“Até ao momento, já contratámos duas pessoas para a nova unidade. A nossa estimativa é contratar mais oito colaboradores até ao final de 2025, reforçando o nosso compromisso com o talento nacional e com a dinamização da economia local”, diz.

Das oito contratações previstas para este ano, quatro pessoas serão para a fábrica e quatro pessoas para áreas administrativas e de investigação (um médico veterinário, um data scientist, um programador e um financial controller), detalha o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Purrmi investe em fábrica para expandir para Espanha e Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião