Bruxelas tem luz verde dos países para retaliação contra EUA e avança com tarifas de 25%

Estados-membros da UE votaram a favor da proposta da Comissão Europeia de introduzir contramedidas comerciais contra taxas americanas aos produtos de aço e alumínio europeu.

A União Europeia aprovou esta quarta-feira uma resposta conjunta às tarifas norte-americanas aos produtos europeus de aço e alumínio. Os Estados-membros deram ‘luz verde’ à proposta da Comissão Europeia para aplicar taxas alfandegárias até 25% a uma lista de bens dos Estados Unidos em três fases distintas.

Os Estados-membros da UE votaram a favor da proposta da Comissão Europeia de introduzir contramedidas comerciais contra os Estados Unidos“, anunciou o executivo comunitário em comunicado.

Bruxelas responde assim à decisão da Administração Trump, tomada em março, de impor taxas alfandegárias de 25% sobre as importações de aço e alumínio da UE.

A UE considera as tarifas americanas injustificadas e prejudiciais, causando prejuízos económicos a ambos os lados, bem como à economia global. A UE declarou a clara preferência por encontrar soluções negociadas com os EUA, que sejam equilibradas e mutuamente benéficas”, adianta. Apenas a Hungria votou contra a resposta.

A instituição liderada por Ursula von der Leyen irá agora desencadear os procedimentos internos necessários, estando previsto que as contramedidas entrem em vigor a 15 de abril, após a publicação do regulamento interno. A Comissão Europeia realça, contudo, que “as contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com uma solução negociada justa e equilibrada”.

As contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com uma solução negociada justa e equilibrada.

Comissão Europeia

A lista oficial ainda não foi divulgada pelo executivo comunitário, mas como o ECO explica aqui, Bruxelas avança assim, a partir de 15 de abril, com taxas adicionais de 10% e 25% sobre as importações americanas, que estavam suspensas, com exceção do uísque bourbon e alguns uísques blended que são retirados da lista. Uma lista elaborada quando Jean-Claude Juncker era o presidente da Comissão Europeia e Donald Trump o Presidente dos Estados Unidos. Na altura, a Comissão decidiu suspender a aplicação de tarifas sobre os produtos americanos mais emblemáticos como o uísque ou as motos Harley Davidson, no âmbito das negociações para travar as tarifas do primeiro mandato de Trump.

De acordo com o documento remetido na segunda-feira aos Estados-Membros a que o ECO teve acesso, Bruxelas prevê uma segunda fase da resposta a Washington que passa aplicação de taxas aduaneiras adicionais de 25% a partir de 16 de maio sobre uma longa lista de produtos. Entre estes incluem-se chocolate branco, pastilhas elásticas, rebuçados para a tosse, perfumes, tabaco aquecido, adesivos para deixar de fumar, vestuário, papel higiénico e banheiras. Pode consultar outros produtos da lista aqui.

A terceira fase da resposta passa por taxas aduaneiras adicionais de 25% a partir de 1 de dezembro a amêndoas e alguns tipos de soja triturada.

Bruxelas tem estado a desenhar a resposta às taxas de 25% sobre os automóveis de as generalizadas de 20% anunciadas por Trump na semana passada. Fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse ao ECO que “Portugal foi, como os outros Estados Membros, no âmbito do Conselho, consultado pela Comissão e tem sido envolvido no processo“.

(Notícia atualizada às 19h18, com declaração de fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas tem luz verde dos países para retaliação contra EUA e avança com tarifas de 25%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião