“Um pequeno défice não é um problema”, diz Costa Silva
Sobre os apoios à economia na sequência das imposições tarifárias dos EUA, António Costa Silva destaca no imediato a necessidade de apoios à tesouraria das empresas.
Com o Conselho das Finanças Públicas (CFP) a estimar que o país pode voltar aos défices já em 2026, o antigo ministro da Economia António Costa Silva considera, em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, que “ter um pequeno défice não é um problema” desde que não se deixe disparar as contas públicas e diz mesmo que o Governo anterior poderia ter usado alguma pequena parte do défice para negociar aumentos com algumas carreiras da Função Pública, tal como tem vindo a acontecer agora.
O economista questiona, a utilidade de ter excedentes orçamentais. “Qual é o propósito de termos um excesso orçamental sine die? Um superávite como teve a Alemanha, que agora está numa situação difícil? Acho que temos de respeitar e equilibrar as contas públicas, mas também ver o que é que nós podemos salvaguardar em termos do investimento, do desenvolvimento e apoio e estímulo à economia”, disse o antigo governante, apontando que “ter um pequeno défice ou ter um pequeno excedente orçamental não é o problema”. “Não podemos é deixar disparar e deixar de exercer o controlo nas contas públicas”, ressalva.
Costa Silva espera que, tal como o PS fez com o PSD, que Luís Montenegro também viabilize um Governo PS. “É fundamental, se o PS ganhar as eleições, que o PSD viabilize o Governo do PS. Se não vamos ter outras eleições”, alerta. “Espero que os dois conversem”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Um pequeno défice não é um problema”, diz Costa Silva
{{ noCommentsLabel }}