Só metade dos estrangeiros que residem em Portugal estão inscritos nos centros de saúde

  • ECO
  • 19 Abril 2025

AIMA estima que haja 1,6 milhões de estrangeiros a residir em Portugal, mas só 882 mil estão inscritos nos cuidados de saúde primários.

Há cerca de 882 mil estrangeiros que residem em Portugal inscritos nos centros de saúde, segundo avança este sábado o Público. No total, o país conta com 1,6 milhões de estrangeiros residentes, o que significa que só metade está inscrita nos cuidados de saúde primários.

De acordo com o jornal, que cita os dados da Administração Central do Sistema de Saúde, dos cerca de 882 mil estrangeiros inscritos nos cuidados de saúde primários, 52.886 não completaram o preenchimento de todos os dados considerados obrigatórios. Ora, a responsabilidade financeira só é assumida pelo Estado quando há registo atualizado no SNS, frisa o Público.

Essa atualização obrigatória está a preocupar o colectivo “Humans Before Borders”, que já apelou a que o Governo não tome “nenhuma decisão administrativa resulte em discriminação ou restrição injustificada ao direito à saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só metade dos estrangeiros que residem em Portugal estão inscritos nos centros de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião