BRANDS' ECO Heróis PME, a iniciativa que celebra o sucesso do tecido empresarial
A 7.ª edição do prémio Heróis PME já arrancou. Em 2025 as candidaturas cresceram 22% e a participação de startups triplicou. Os vencedores são conhecidos em junho.
A edição deste ano do prémio Heróis PME, iniciativa da Yunit Consulting com o apoio do ECO, que visa reconhecer o esforço e a capacidade de adaptação de micro, pequenas e médias empresas (PME), já está em marcha. As candidaturas encerraram a 11 de abril, com um crescimento de 22% face à edição anterior, e as histórias de inovação e de resiliência estão agora a ser analisadas pelo júri. Os finalistas serão anunciados em maio, e os vencedores conhecidos a 27 de junho, no Dia Internacional das PME, durante uma gala.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Esta é já a 7ª. edição da iniciativa que, à semelhança da edição anterior, conta com três subcategorias de avaliação no Prémio Heróis PME Geral: Micro, Pequena e Média Empresa. Categorias que complementam as restantes quatro – “Fator S(Sustentabilidade)”, “Transformação Digital”, “Internacionalização” e “Startup”.
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, revela que, desde 2017, o prémio Heróis PME já recebeu mais de 600 candidaturas e distinguiu cerca de 70 empresas, mostrando a diversidade geográfica e setorial do tecido empresarial português. Dos projetos a concurso tem sido igualmente notório o aumento das histórias relacionadas com a sustentabilidade, nos seus três pilares, muitas de setores tradicionais, desmistificando a ideia de que apenas as grandes empresas ou tecnológicas estão aptas a inovar neste domínio, disse ainda o promotor da iniciativa que participou numa conversa, em formato de podcast, que, à semelhança das edições anteriores, complementa a iniciativa. “Queremos destacar histórias autênticas, de superação, de impacto local. Mais do que números, valorizamos a alma e a coragem dos empresários”, explica.
Além disso, a iniciativa serve igualmente de plataforma de partilha para as PME que incorporam boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) nas suas operações. “Começámos a integrar critérios ligados à sustentabilidade antes mesmo de ser tendência. Queremos reconhecer quem, de forma estruturada ou orgânica, assume o impacto como parte do modelo de negócio”, sublinha Bernardo Maciel.
A sustentabilidade, que outrora surgia como critério acessório, é hoje um fator determinante no processo de avaliação. Além de uma categoria própria, os princípios ESG são agora transversais a todas as restantes — uma adaptação à crescente exigência do mercado, da regulação e da sociedade. “Queremos dar palco a quem transforma os desafios da sustentabilidade em oportunidades de inovação e diferenciação”, explica Susana Pascoal, diretora de marketing da Vitória Seguros. “Muitas destas empresas nasceram já com este ADN, encarando a sustentabilidade como parte do seu valor competitivo”, acrescentou a representante da seguradora que patrocina o prémio desde a primeira edição, e que também marcou presença no primeiro episódio do podcast.
O prémio Heróis PME mostra ainda uma evolução no perfil dos empresários. Hoje são mais jovens, mais preparados, e com um mindset voltado para a gestão profissional, a internacionalização e a responsabilidade social. “As PMEs estão na linha da frente da transição ambiental e digital. Muitas vezes com menos recursos, mas com maior flexibilidade e agilidade, têm capacidade de incorporar práticas sustentáveis com criatividade e pragmatismo”, nota Rui Pedro Pinto, do Novo Banco, instituição que também patrocina a iniciativa, e que marcou presença nesta conversa.
-
O painel do 1.º episódio da série de 2025 da iniciativa Heróis PME -
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting -
João Magalhães, CEO da Code for All -
Rui Pedro Pinto, Diretor Áreas de Parcerias do Departamento de Marketing Empresas do Novobanco -
Susana Pascoal, Diretora de Marketing da Vitória Seguros
Uma história de impacto real
Entre os vencedores da edição de 2024 do prémio Heróis PME, destaca-se a Code for All, liderada por João Magalhães. A empresa, fundada em 2015, atua na requalificação de profissionais para o setor tecnológico, promovendo a empregabilidade e a adaptação ao mercado de trabalho digital.
Além da vertente de formação para adultos, a empresa desenvolveu a plataforma UBU, usada em escolas públicas para promover competências em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). Em 10 anos, já impactou mais de 350 mil crianças em 20 países. “O impacto está no centro do nosso modelo. Crescemos com foco na escalabilidade, mas sempre com uma missão social clara”, afirma o CEO, que partilhou o projeto e a sua experiência empresarial neste podcast.
João Magalhães destaca ainda o reconhecimento do prémio Heróis PME que, na sua opinião, “valida que é possível fazer crescer um negócio e gerar impacto real ao mesmo tempo”. O prémio, assume também, “foi essencial para dar força à nossa equipa, à nossa comunidade e para abrir novas portas”.
Mais do que prémios, um ecossistema de valor
Para Rui Pedro Pinto e Susana Pascoal, apoiar esta iniciativa é uma extensão natural do compromisso das instituições que representam com o setor empresarial. “Estas empresas são 99% do tecido empresarial português. O prémio não é só uma distinção – é um selo de qualidade, uma fonte de inspiração e uma ferramenta de crescimento”, destaca a diretora de marketing. “Estar próximo das PME é estar próximo da economia real. Estas histórias inspiram e comprovam que o crescimento e a inovação não são exclusivos das grandes empresas”, complementa Rui Pedro Pinto.
O prémio também reflete a evolução do ecossistema empreendedor: empresas mais jovens, com formação sólida, gestão profissional, foco na internacionalização e visão estratégica sobre sustentabilidade e transformação digital. A verdade é que, como refere Rui Pedro Pinto, as PME estão na linha da frente da transição ambiental e digital. “Muitas vezes com menos recursos, mas com maior flexibilidade e agilidade, têm capacidade de incorporar práticas sustentáveis com criatividade e pragmatismo”.
Em jeito de mensagem final, os participantes do primeiro episódio do podcast Heróis PME são unânimes: candidatar-se ao prémio Heróis PME é mais do que tentar ganhar – é um exercício de validação, estruturação e orgulho. “O prémio tornou-se uma plataforma de validação estratégica para empresas que procuram crescer, escalar ou internacionalizar”, aponta Bernardo Maciel, uma opinião partilhada por João Magalhães que acrescenta: “O processo ajuda a refletir sobre a jornada da empresa. E num mundo onde comunicar é essencial, esta visibilidade pode fazer toda a diferença”.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Heróis PME, a iniciativa que celebra o sucesso do tecido empresarial
{{ noCommentsLabel }}