Rebuild 2025 deixará um impacto económico de 67 milhões de euros numa edição marcada pela habitação social industrializada

  • Servimedia
  • 22 Abril 2025

A partir de amanhã e até sexta-feira, 25 de abril, mais de 27.000 profissionais do sector estarão reunidos na maior feira de construção industrializada da Europa.

A Rebuild iniciará a sua oitava edição amanhã, 23 de abril, na Ifema Madrid e decorrerá até sexta-feira, 25 de abril. A maior feira de construção industrializada da Europa acolherá mais de 27.000 profissionais de toda a cadeia de valor da construção, que descobrirão mais de 2.400 inovações apresentadas por 634 empresas expositoras, 80% das quais dedicadas a soluções industrializadas.

Com o desenvolvimento da Rebuild, Madrid posicionar-se-á como a capital europeia da construção industrializada, tornando-se o centro de interesse do setor e reforçando o seu compromisso com o novo modelo de construção, que já foi impulsionado por iniciativas como o Plano VIVE. A organização do REBUILD 2025 terá um impacto económico de 67 milhões de euros.

O encontro acolherá o Advanced Architecture and Construction 4. 0 – um fórum de referência para o setor devido à sua agenda de conteúdos e às vozes de referência que reúne – que contará com 707 oradores internacionais do gabarito de Stefano Boeri, conhecido pelos seus projectos de arquitetura verde como o Bosco Verticale em Milão; Carlo Ratti, arquiteto moderno que se destaca por integrar tecnologia, urbanismo e sustentabilidade; Dominique Perrault, que desenhou a Aldeia Olímpica para os Jogos de Paris 2024; Massimiliano Fuksas, distinguido pelo seu trabalho no campo da arquitetura; Dominique Perrault, que projectou a Aldeia Olímpica para os Jogos de Paris 2024; Massimiliano Fuksas, que se destaca pelas suas propostas vanguardistas que exploram a relação entre forma, espaço e tecnologia; ou Silja Tillner, pioneira na Áustria pelas suas propostas de habitação a preços acessíveis. De facto, o acesso a uma casa e a expansão do parque de habitação social na Europa e em Espanha serão temas que ocuparão grande parte do programa do Congresso.

Neste sentido, o fórum acolherá uma cimeira em que representantes de todas as administrações a nível nacional se reunirão para partilhar estratégias e reunir as melhores práticas para aumentar a promoção da habitação, essencialmente a habitação acessível. A Ministra da Habitação e da Agenda Urbana do Governo, Isabel Rodríguez, juntamente com conselheiros e diretores de habitação de uma dezena de regiões como a Comunidade de Madrid, Andaluzia, Comunidade Valenciana, Região de Múrcia, Castela e Leão, Castela-La Mancha, Cantábria, Aragão e País Basco serão alguns dos que se reunirão em diferentes sessões tendo como pano de fundo o recente PERTE proposto pelo Executivo.

Da mesma forma, vereadores e delegados de habitação e urbanismo de câmaras municipais como Valência e Madrid estarão presentes no Congresso para analisar as normas com as quais se pode reforçar a oferta de habitação social. Nesta linha, a Áustria – país convidado desta edição – e Navarra – Região Europeia Inovadora 2025 – partilharão o seu modelo exemplar baseado na colaboração público-privada e nas políticas de bem-estar.

Assim, o REBUILD 2025 tornar-se-á o principal ponto de encontro dedicado à industrialização, onde também serão discutidas as dificuldades do setor na realização de projetos sob este conceito. Um desses desafios é o acesso ao crédito, que se deve à falta de legislação sobre o modelo fora de obra no Código Técnico da Edificação, e que será aprofundado.

TECNOLOGIA

A transformação que a construção está a adotar para descarbonizar e digitalizar será outro eixo que será a espinha dorsal do Congresso de Arquitetura Avançada e Construção 4.0. Por esta razão, as recentes diretrizes europeias para ser zero emissões até 2050 serão discutidas em profundidade, tais como a nova Diretiva sobre a Eficiência Energética dos Edifícios, que procura reduzir o consumo de energia na construção, ou o Passaporte Digital de Produtos, que permitirá minimizar a pegada de carbono das cadeias de abastecimento.

Tudo isto sem esquecer o papel dos materiais circulares para atenuar o impacto e melhorar o bem-estar, como a madeira, que será explorada, entre outros especialistas, por Andrew Waugh, um “guru” mundial que aposta nela como alternativa ao aço ou ao betão, ou María Mora, associada sénior da Michael Green Architecture, o estúdio que desenvolveu de raiz o primeiro edifício de escritórios para a Google utilizando madeira maciça.

Quanto à revolução tecnológica, os auditórios do fórum irão rever a evolução do BIM, agora que passaram dez anos desde a sua chegada a Espanha e dois desde que o Plano BIM Espanha – que promove a utilização da metodologia nos contratos públicos – começou a ser gradualmente implementado. Paralelamente, será analisado o impacto da IA, do blockchain, dos gémeos digitais ou da realidade virtual nos diferentes segmentos da construção, com responsáveis do CSCAE e diferentes desenvolvedores.

Estas questões serão debatidas por nomes conhecidos do setor, como Josep Llinàs, distinguido com a Medalha de Ouro de Arquitetura 2024; Amaia Celaya, especialista da ONU em migração urbana; Diego Escario, chefe do estúdio Cano y Escario; Rosa Mª Peña Alonso, Chief Operating Officer da Vía Ágora; David Martínez, CEO da AEDAS Homes; e Juan Manuel Borrás, COO da Culmia, entre muitos outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rebuild 2025 deixará um impacto económico de 67 milhões de euros numa edição marcada pela habitação social industrializada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião