Veolia nomeia Daniel Tugues como diretor nacional para Espanha, a fim de promover serviços integrados e sinergias, e Rafael Villaseca como presidente não executivo

  • Servimedia
  • 30 Abril 2025

Nesta função, Daniel Tugues irá supervisionar todas as atividades das equipas de energia, resíduos e água da Veolia em Espanha, incluindo o contrato chave de Aigües de Barcelona.

A Veolia anunciou a nomeação de Daniel Tugues como seu novo country manager para Espanha, com efeitos a partir de 1 de maio de 2025.

Tugues irá liderar a aceleração dos serviços integrados de energia, resíduos e água da Veolia, promovendo simultaneamente soluções inovadoras e sustentáveis alinhadas com o programa estratégico GreenUp. A sua missão é não só melhorar a excelência operacional e o desempenho, mas também garantir que estes esforços tragam benefícios tangíveis às comunidades que a Veolia serve em toda a Espanha.

Fontes familiarizadas com a nomeação observam que a Veolia, através da abordagem One Veolia e do programa estratégico GreenUp, está a combinar as suas competências para fornecer soluções integradas e de elevado impacto que satisfaçam as crescentes exigências dos seus clientes e apoiem a resiliência das comunidades locais em todo o país. E que a nomeação de Daniel Tugues está diretamente relacionada com esta ideia. Como One Veolia Spain, a Veolia está empenhada em criar sinergias entre todas as nossas equipas dentro do mesmo grupo, porque a força da Veolia reside na combinação dos nossos três negócios: água, energia e gestão de resíduos.

Veolila nomeou também Rafael Villaseca como presidente não-executivo da Veolia Espanha, referindo que, nesta qualidade, lhe são confiadas funções de representação institucional e de relação com as partes interessadas.

A Espanha é um país prioritário para a Veolia e desempenha um papel central na sua ambição de impulsionar a transformação verde. A Veolia tem uma longa história de operações em Espanha e está fortemente posicionada com mais de 14.000 funcionários e actividades em Água, Resíduos e Energia.

Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia, afirmou: “A Espanha é um país prioritário para a Veolia e desempenha um papel central na nossa ambição de impulsionar a transformação ecológica. Através da abordagem One Veolia e do nosso programa GreenUp, estamos a reunir as nossas competências para fornecer soluções integradas de elevado impacto que satisfaçam as crescentes exigências dos nossos clientes e apoiem a resiliência das comunidades locais no país. A experiência do Daniel como CEO da Aguas Andinas, a sua liderança e visão estratégica serão essenciais para fazer avançar com sucesso estas ambições em Espanha, particularmente através de parcerias históricas como a Aigües de Barcelona”.

Daniel Tugues, Diretor Nacional para Espanha, afirmou: “É uma honra e uma grande responsabilidade assumir esta posição estratégica no meu país. Estou determinado a utilizar toda a minha experiência, não só para apoiar as nossas equipas locais, mas também para criar um impacto duradouro nas populações que servimos. Juntos, iremos promover o crescimento, a resiliência, a inovação e o sucesso partilhado”.

Daniel Tugues Andrés é um executivo experiente no setor dos serviços ambientais e de utilidade pública, com mais de 20 anos de experiência em posições-chave de liderança, tanto no Chile como em Espanha, sempre com um forte enfoque na transformação sustentável e na criação de valor a longo prazo. Antes de ser nomeado Diretor Nacional para Espanha da Veolia, ocupou o cargo de Diretor Geral da Aguas Andinas, a principal empresa de água e saneamento do Chile, onde lançou a iniciativa estratégica “Biociudad” destinada a melhorar a resiliência da cidade às alterações climáticas, centrando-se no aumento da reutilização da água, na exploração de novas fontes de água e na implementação de soluções baseadas na natureza para garantir a disponibilidade de água para mais de 8 milhões de habitantes.

Tugues iniciou a sua carreira no grupo como Analista de Negócios na Agbar em Espanha em 2004. Durante 10 anos, ocupou vários cargos importantes antes de se mudar para o Chile como Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Aqualogy Chile e, posteriormente, como Diretor de Operações da Suez Chile em 2014. Regressou a Espanha três anos mais tarde para assumir o cargo de Diretor Geral da Suez Recycling & Recovery Spain.

Em 2019, regressou ao Chile para se juntar à Aguas Andinas como Diretor de Operações, antes de ser nomeado CEO em maio de 2023. Nesta função, também tem estado ativo nos debates políticos nacionais, com a sua participação na sociedade civil e em associações comerciais, destacando a sua liderança no Comité de Recursos Hídricos do Conselho de Política de Infra-estruturas (CPI), onde colabora com peritos para enfrentar os desafios da água no Chile. É licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Politécnica da Catalunha, tem um MBA pela IESE Business School e um Mestrado em Gestão Integrada da Água pela Agbar-UPC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veolia nomeia Daniel Tugues como diretor nacional para Espanha, a fim de promover serviços integrados e sinergias, e Rafael Villaseca como presidente não executivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião