BCP distribui 1,8 milhões de ações por dirigentes e trabalhadores
Banco liderado por Miguel Maya aprovou ainda a distribuição de 453 milhões em dividendos, ou três cêntimos por ação, relativos ao exercício de 2024.
O BCP entregou 1,8 milhões de ações a dirigentes e colaboradores do banco, como parte da remuneração variável atribuída pela instituição liderada por Miguel Maya, que fechou o último ano com um lucro recorde de 906,4 milhões de euros. Acionistas aprovaram ainda a distribuição de 453 milhões de euros em dividendos.
“O Banco Comercial Português, S.A. informa que, no passado dia 24 de abril, procedeu à entrega de 1.885.568 ações a Dirigentes e Colaboradores do Grupo BCP, como parte da remuneração variável, em cumprimento das Políticas de Remuneração em vigor e considerando o regime fiscal específico de cada um dos beneficiários”, adianta o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o mesmo documento, as ações distribuídas “representam aproximadamente 0,01% da totalidade das ações representativas do capital social” do banco e “correspondem ao pagamento de remuneração variável respeitante ao exercício de 2024, bem como aos valores de remuneração variável diferidos relativamente aos anos de 2023, 2022, 2021, 2020 e 2019, se aplicável”.
Noutro comunicado, o BCP adianta que os acionistas aprovaram em assembleia-geral a distribuição de 453,4 milhões de euros em dividendos, um valor calculado com base nos três cêntimos que serão pagos por cada ação.
O banco tem ainda em curso um programa de recompra de ações no valor de 200 milhões de euros, que arrancou em abril. Este plano decorrerá até 14 de outubro e faz parte do plano estratégico 2025-28 que prevê distribuir até 75% dos lucros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP distribui 1,8 milhões de ações por dirigentes e trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}