Warren Buffett vai sair da Berkshire Hathaway no final do ano

  • ECO
  • 3 Maio 2025

O “Oráculo de Omaha” e mais reconhecido investidor no mercado do globo anunciou este sábado que vai propor a nomeação de Greg Abel para lhe suceder.

O “Oráculo de Omaha” e mais reconhecido investidor no mercado do globo anunciou este sábado que vai sair do leme do conglomerado Berkshire Hathaway no final do ano. “Chegou o momento em que o Greg deve tornar-se o CEO da empresa no final do ano, e quero surpreender os administradores com essa proposta e obter essa recomendação”, escreveu Warren Buffett, 94 anos.

Warren Buffett, que construi a holding nos últimos 60 anos, revelou que vai convocar um conselho de administração do grupo já este domingo para formalizar a saída e a aprovação do próximo líder executivo, Greg Abel, 62 anos, que já estava no grupo.

Na carta anual de 2024 dedicada aos acionistas da sua Berkshire Hathaway, publicada em fevereiro deste ano, o “Oráculo de Omaha” misturou contas de serviço — através num recorde de 26,8 mil milhões de dólares [cerca de 26 mil milhões de euros] pagos em impostos ao Tesouro dos EUA em 2024 — com avisos sobre riscos climáticos, elogios à gestão japonesa das empresas de que é acionista e um mea culpa: “Erros? Sim, cometemos muitos na Berkshire”.

Em 2024, a Berkshire Hathaway registou lucros operacionais de 45,5 mil milhões de euros, um aumento de 27% face a 2023, com os números a serem impulsionados pelas empresas detidas no setor segurador (8,6 mil milhões de euros em prémios) e por juros gerados de investimentos em títulos do Tesouro norte-americano.

Mas o número que impressiona é o fiscal: a empresa de Buffett pagou cerca de 26 mil milhões de euros em impostos federais, “cerca de 5% do total arrecadado a todas as empresas americanas”, sublinha Buffett na carta aos seus acionistas, destacando ainda que além desse valor a Berkshire pagou montantes consideráveis de impostos sobre o rendimento a governos estrangeiros e a 44 Estados norte-americanos.

Se a Berkshire tivesse enviado ao Tesouro um cheque de 1 milhão de dólares a cada 20 minutos durante todo o ano de 2024 ainda estaríamos a dever ao governo federal uma soma significativa no final do ano”, ironiza Buffett, não deixando de mandar uma farpa à administração de Donald Trump.

“Obrigado Tio Sam. Um dia, os vossos sobrinhos e sobrinhas da Berkshire esperam enviar-vos cheques ainda maiores do que os que fizemos em 2024. Gasta-o com sabedoria. Cuida dos muitos que, sem culpa própria, não tiveram sorte na vida. Eles merecem mais. E nunca te esqueças que precisamos que mantenhas uma moeda estável, e que para isso é preciso sabedoria e vigilância da tua parte.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Warren Buffett vai sair da Berkshire Hathaway no final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião