Sai Marques Mendes e entra José Luís Arnaut na Vista Alegre
A Visabeira Indústria propôs José Luís Arnaut para próximo presidente da mesa da assembleia-geral da Vista Alegre. Nome será votado na assembleia-geral marcada para 27 de maio.
José Luís Arnaut vai substituir Luís Marques Mendes como presidente da mesa da assembleia geral da Vista Alegre durante o mandato de 2025, segundo um comunicado enviado esta segunda-feira ao mercado. O ex-líder do PSD renunciou a este cargo no grupo de Ílhavo, detido pela Visabeira e Cristiano Ronaldo, a 12 de fevereiro deste ano, com efeitos imediatos, para assumir a candidatura a Belém.
“Ambos os candidatos a membros da Mesa da Assembleia Geral (presidente e secretário) declararam cumprir os requisitos de independência definidos na lei, não tendo nenhum deles igualmente indicado qualquer situação de incompatibilidade por referência ao disposto nos artigos 374.º-A e 414.º-A do Código das Sociedades Comerciais”, lê-se no relatório.
Licenciado em Direito, José Luís Arnaut desempenha o cargo que vai assumir na Vista Alegre em mais quatro empresas: Siemens (desde 2014), Tabaqueira (desde 2027), Super Bock Group (desde 2019) e Portway (desde 2013).
Presidente executivo da ANA – Aeroportos de Portugal desde 2018, Arnaut acumula ainda o cargo de administrador da REN desde 2012.
O advogado fundou em 2002 a sociedade de advogados CMS, na qual desempenha o cargo de managing partner. É ainda membro do Comité Executivo da CMS Legal Services EEIG e do Conselho Consultivo Internacional da Goldman Sachs International. É ainda membro do Financial Advisory Board do European Patent Office desde 2017 e membro do Conselho de Opinião da RTP desde Março 2023;
Em termos de funções públicas, foi ministro-adjunto do primeiro-ministro Durão Barroso na Presidência do Conselho, XV Governo Constitucional (2003-2005); ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional do XVI Governo Constitucional (2004-2005); e membro do Parlamento (1999-2011).
Os acionistas da Vista Alegre votam, na assembleia-geral de 27 de maio, também o conselho de administração que mantém Nuno Terras Marques como presidente e os vice-presidentes – Paulo Lourenço Pires, Nuno Barra e Teodorico Pais.
Inalterado fica também a restante equipa da administração, que inclui Luís Poiares Maduro, Celine Abecassis Moedas, Nuno Thomaz, Alexandra Lopes, Alda Costa, Carlos Garcia da Costa, Cristina Lopes, Fernando Nunes, Maria Isabel Fernandes e Tiago Craveiro.
(Notícia atualizada às 20h09)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sai Marques Mendes e entra José Luís Arnaut na Vista Alegre
{{ noCommentsLabel }}